Notícias

12/07: Grande Ato da Educação em Brasília-DF

Postagem atualizada em 12/07/2019 às 3h41

Educadores e estudantes de todo o país realizarão no dia 12 de julho um Grande Ato da Educação em Brasília-DF, tendo como pauta a defesa da Educação Pública, do emprego e da aposentadoria dos brasileiros.

O ato, que terá sua concentração a partir das 10 horas no Museu Nacional (Via S1 da Esplanada dos Ministérios), é organizado pelas entidades classistas e estudantis da Educação: SINASEFE, Andes-SN, ANPG, CNTE, Fasubra, Fenet, Ubes e Une.

A manifestação contará com milhares de lutadores de todas as partes do país, tendo em vista que estará acontecendo na capital do país, simultaneamente, o 57º Congresso da Une (10 a 14/07), o 64º Conselho do Andes-SN (11 a 14/07) e a 160ª PLENA do SINASEFE (12 a 14/07) – a participação no ato faz parte da programação da Plenária!

Este ato de 12/07 dará continuidade às mobilizações de 15/05 e 30/05 e da Greve Geral de 14/06, enfrentando os ataques do governo Bolsonaro à Educação (em especial ao corte de verbas da Rede Federal) e reforçando a luta contra a Reforma da Previdência (PEC 6/2019). A geração de empregos sem retirada de direitos é outra cobrança que será incluída nas reivindicações do Grande Ato da Educação.

A expectativa é que a mobilização reoxigene o movimento e reabra o calendário de lutas e enfrentamentos contra o governo Bolsonaro, que tem sido pressionado nas ruas desde o carnaval e despenca em popularidade a cada nova pesquisa de avaliação do seu governo.

O SINASEFE reforça a convocação às seções sindicais, em especial às bases do entorno do Distrito Federal, para comparecimento massivo ao Grande Ato da Educação e participação na 160ª PLENA.

Assista no vídeo abaixo o chamado da coordenação geral do SINASEFE – Camila Marques, David Lobão e Carlos Magno – para o #12J:

Em breve um novo chamado em vídeo, com gravações de todas as entidades da Educação, será divulgado. Mais detalhes do Grande Ato da Educação em Brasília-DF e orientações aos participantes serão fechados na reunião das entidades que acontecerá em 9 de julho.

Leia também:

Educação discute agenda de lutas para o próximo semestre e ato do dia 12 de julho (Fasubra)
Novo ato contra a reforma da Previdência e em defesa da Educação será realizado em 12 de julho (Fasubra)
Uma grande marcha a Brasília-DF pela Educação em 12 de julho (Movimento Crítica, Teoria e Ação)