Notícias

26/07: Dia do Profissional Intérprete de Libras

Postagem atualizada em 11/07/2020 às 12h16

O dia 26 de julho demarca uma data que é muito importante para a comunidade surda do país. Trata-se do Dia Nacional do Profissional Tradutor Intérprete de Libras, um dos segmentos de trabalhadores que integra as lutas cotidianas do nosso sindicato.
O SINASEFE, e a Coordenação de Combate às Opressões, saúdam este segmento profissional, que faz um trabalho tão sério e relevante, visando mediar a comunicação entre surdos e ouvintes.
Lembramos ainda que o sindicato nacional segue engajado na mobilização para aprovação do Projeto de Lei 9.382/17 que dispõe sobre o exercício profissional e as condições de trabalho dos tradutores, guias-intérpretes e intérpretes de Libras. Uma das modificações é a obrigatoriedade de revezamento nos trabalhos de tradutores em eventos com a duração superior a uma hora de duração. A mudança de categoria, de nível D para nível E, para os mais de 900 intérpretes da Rede Federal também está prevista no PL.
Vale ressaltar, também, no próximo dia 30 de setembro se comemora o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Libras.
Confira mais sobre a data no vídeo da TV Ines e entenda a nova regulamentação profissão na matéria do Repórter Visual (programa da TV Brasil). Esse debate sobre a atualização da legislação, em nível municipal também, foi realizado na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro em dezembro de 2018.

Conteúdo relacionado
Projeto de Lei 9382/17: SINASEFE segue mobilizado (15/05/2019)
Mobilização pela aprovação do PL 9382/2017 (24/04/2019)