Combate às opressõesNotícias

Dia de Combate e Denúncia ao Racismo

Postagem atualizada em 14/05/2021 às 17h48

13 de Maio é uma data muito importante no combate e na denúncia ao racismo: este dia lembra o que os negros e as negras passam diariamente quando são seguidos nas lojas pelos seguranças, quando são barrados em desfiles da própria marca durante eventos, quando entram em um transporte público e são observados.

Os negros e as negras do Brasil vivem uma falsa abolição, que os coloca “no tronco” todos os dias pelo simples fato de serem negros e negras!

Ser negro e negra é ir à rua protestando diariamente, procurando salários iguais aos dos brancos – que continuam ganhando mais pelo mesmo serviço. É ser assassinado pelo Exército em uma ação criminosa, por uma desconfiança. É ser arrastado pelo carro da polícia. É ser morto “confundido”, por estar portando um guarda chuva. É viver estas e tantas outras situações racistas todos os dias, quando roupas, cabelos blacks ou crespos são taxados de “estilosos”.

Chega de racismo, chega de preconceito!

A Pasta de Combate às Opressões do SINASEFE vem neste 13 de Maio dizer que o sindicato não irá tolerar nenhum tipo de racismo e vai, junto à toda classe trabalhadora, seguir na luta pela construção de uma sociedade igualitária e justa!

Vídeo

No vídeo acima, feito especialmente para o Dia de Combate e Denúncia ao Racismo celebrado neste 13 de Maio, temos Felipe Oliver (diretor do SINASEFE) e Wesley Rocha (professor do Ines) como apresentadores e Ítalo Cavalcante (técnico-administrativo do Ines) como tradutor. Não deixe de assistir!

Conteúdo relacionado