Notícias

Economistas contra a Reforma da Previdência

Postagem atualizada em 13/05/2019 às 13h50

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social promoverá no dia 14 de maio, das 9 às 12 horas, em Brasília-DF (Auditório Nereu Ramos, no Anexo II da Câmara dos Deputados), o Encontro de Economistas em Defesa da Previdência Social e Contra a PEC 6/2019.

O evento, que receberá economistas e representantes de entidades de diversas formações teóricas e políticas e diferentes especialidades, tem o objetivo de formalizar um Manifesto em Defesa da Previdência Social no Brasil e seu regime de repartição; firmar posicionamento contrário à PEC 6/2019; e demandar dos meios de comunicação de massa uma efetiva pluralidade no debate público/midiático sobre o tema.

A Frente Parlamentar em Defesa da Previdência – da qual o SINASEFE faz parte na condição de entidade apoiadora – entende que o tema da Reforma da Previdência precisa ser abordado de forma imparcial pela mídia, proporcionando o debate com especialistas que possuam opiniões diferentes, o que não tem sido observado nos principais veículos de comunicação brasileiros.

Durante o evento os participantes trarão ao debate outras críticas possíveis ao projeto do governo, que não têm sido devidamente contempladas nos debates promovidos pelos principais meios de comunicação (apesar de contarem com a concordância de muitos economistas).

Segundo a coordenação da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência, o debate democrático, em particular acerca de um tema tão sensível para o futuro do país, exige uma abertura maior ao diálogo e ao contraditório, por parte das instituições que promovem o debate público no Brasil.

Inscrições

Inscrições podem ser feitas pelo seguinte link: http://bit.ly/EncontroEconomistas.

Mais informações no site da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência, disponíveis em http://frenteparlamentardaprevidencia.org/14mai2019.

Conheça os palestrantes

Já confirmaram a participação no Encontro os seguintes economistas:

Antonio Corrêa de Lacerda

Professor e diretor da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da PUC-SP. Membro do Conselho Deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento; e do Conselho Temático de Política Econômica da CNI.

Camila de Caso

Economista da consultoria Necton, de São Paulo.

Eduardo Fagnani

Professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho e coordenador da rede Plataforma Política e Social.

Eduardo Moreira

Formado em Engenharia pela PUC-RJ e em Economia pela Universidade da Califórnia de San Diego (UCSD). Foi responsável para Tesouraria do Banco Pactual e colunista da revista Exame.

Esther Dweck

Professora-adjunta do Instituto de Economia da UFRJ. Foi chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Secretária de Orçamento Federal e Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República.

Guilherme Mello

Professor do Instituto de Economia da Unicamp e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura do IE/Unicamp.

Marco Antônio Rocha

Professor do Instituto de Economia da Unicamp e coordenador do programa econômico de Guilherme Boulos, candidato à Presidência pelo PSOL em 2018.

Paulo Kliass

Doutor em Economia pela Universidade de Paris 10 e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, carreira do Governo Federal.

Pedro Rossi

Professor Doutor do Instituto de Economia da Unicamp e Diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon), atua nas áreas de Economia Brasileira, Economia Política, Macroeconomia e Economia Internacional. É autor do livro “Taxa de Câmbio e Política Cambial no Brasil” e vencedor do XXII Prêmio Brasil de Economia.

Rodrigo Orair

Economista pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pesquisador associado ao International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG). Atualmente está cedido à Instituição Fiscal Independente do Senado Federal.

Wellington Leonardo da Silva

Presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon).