Formação PolíticaCoordenaçõesNotícias

Formação política: artigo pauta dados econômicos, discursos e avaliação do governo Bolsonaro

Postagem atualizada em 08/09/2022 às 15h46

A Coordenação de Formação Política e Relações Sindicais do SINASEFE indica a leitura de artigo sobre o governo Bolsonaro. Elaborado pelo educador popular Emilio Gennari, o material apresenta uma análise aprofundada de dados econômicos, discursos e da avaliação positiva do atual presidente.
“No tempo em que a loucura virou regra se faz necessário o bom estudo. O texto em tela é um exercício de Genari para decifrar a conjuntura”, ressalta Ricardo Velho, secretário de formação política e relações sindicais do SINASEFE.

O Brasil de Bolsonaro: algumas reflexões sobre os dados econômicos, os discursos e o porquê do governo seguir bem avaliado

A imagem de patriota, de homem que acredita na família e nos valores cristãos, de lutador incansável contra a corrupção e o crime organizado levou muita gente a crer que o então candidato Jair Bolsonaro criaria as condições para tirar o povo do sufoco.
Diante dos acontecimentos de 2019, podemos dizer que sobraram discursos e faltaram resultados, mas, apesar disso a maioria da população acredita que o país está entrando nos eixos.
Sem esforços reais para conhecer a visão de mundo dos simples e incapaz de dialogar com eles, a esquerda tateou em busca de saídas honrosas, cansou o povo com debates sobre temas alheios às preocupações centrais do seu cotidiano e foi incapaz de sacudir a sociedade do torpor em que se encontra.
O governo se aproveitou disso para sair das situações críticas, frequentemente geradas por seus próprios erros, reorganizou as fileiras, alimentou os seguidores com polêmicas eletrizantes, atuou para dissolver o que poderia se tornar uma pedra no sapato e encerrou o ano com uma aprovação que coloca em maus lençóis quem apostava num desgaste significativo do Presidente para começar a lutar.
Ao findar o primeiro trimestre de 2020, emerge a impressão amarga de que Bolsonaro consegue fazer as pessoas acreditarem na verdade que interessa ao governo.
Perdido nas polêmicas de ocasião, o povo ignora os fatos, assimila os sentidos divulgados com a chancela de quem fala como autoridade e confia no algoz fantasiado de paladino dos valores cristãos.
Na busca incessante de um antídoto para os retrocessos que prometem horizontes tenebrosos, a nossa análise parte da necessidade de entender como age o veneno que está sendo injetado na sociedade e por que é tão eficiente. Parece pouco, mas é um passo necessário para que se possa estimular a reação.

Nove itens
O artigo de Gennari prosegue as reflexões dividido em nove itens:
O caminhar do emprego nos números das estatísticas
Que país está sendo construído?
Os problemas da economia nos números do PIB
Relações internacionais: grandes conquistas ou problemas à vista?
Um rápido balanço de algumas figuras do governo
A aprovação do governo nas pesquisas de opinião
A relação do governo com o senso comum
A moral no lugar da política
Deus e o diabo para ocultar a exploração do homem pelo homem

Download
Baixe e leia o artigo completo (em formato PDF).

Vídeo
O SINASEFE conversou com o educador durante transmissão ao vivo realizada nesta quinta-feira (27/03), confira em vídeo: