Formação PolíticaNotícias

Formação política: participe dos círculos de leitura nos locais de trabalho e do grupo de WhatsApp

Postagem atualizada em 08/09/2022 às 15h46

Sindicato convida para participar do grupo de WhatsApp do novo projeto de formação política, pautado na leitura e análise de textos básicos como O Manifesto Comunista e O Estado e a Revolução. Baseado na proposta de Círculos de Leitura (divulgada em 10/04) o projeto destaca a relevância da formação dos trabalhadores para uma análise da realidade de maneira mais autônoma.

Projeto de Círculos de Leitura e Formação Política do SINASEFE

A pasta de Formação Política do SINASEFE apresenta a todos os interessados a proposta de Círculos de Leitura e Formação.

Em tempos em que a verdade está questionada pela quantidade de mentiras disseminadas nas redes sociais e na mídia burguesa, pensamos que é fundamental que os trabalhadores criem ferramentas de análise da realidade de maneira autônoma. Dessa maneira os Círculos podem oportunizar esse espaço de socialização do conhecimento e potencializar as interações entre os diferentes sujeitos presentes nas escolas da Rede Federal.

Sugerimos três textos iniciais para que os grupos de trabalhadores e estudantes leiam em conjunto, debatam e façam anotações sobre o processo de interação. São eles:

O Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. A justificativa desse texto é descaracterizar as falsidades ditas sobre os comunistas e socialistas; apresentar a análise do capitalismo de forma direta; e perceber que as interpretações pertinentes ao início do capitalismo ainda são vigentes na atualidade. Baixe aqui o texto em formato PDF.

O Estado e a Revolução, de Vladimir Lenin. Esse livro é uma importante contribuição para entender o papel do Estado na sociedade de classes. Apontando as contradições das interpretações reformistas, Lenin apresenta as tarefas dos trabalhadores na construção de uma sociedade emancipada da exploração do capital e das opressões jurídicas da democracia burguesa. Baixe aqui o texto em formato PDF.

Capital, Trabalho e Educação, de Paulo Sergio Tumolo. O livro de Tumolo, pesquisador e militante educacional, é de fundamental importância para todos os trabalhadores em educação porque analisa o papel da educação na sociedade capitalista e os limites das estratégias transformadoras por dentro da escola. A polêmica sobre qual o princípio educativo necessário para a revolução social é um dos pontos altos desse texto. Baixe aqui o texto em formato PDF.


Metodologia
A proposta metodológica sugerida para os Círculos de Leitura e Formação se baseia da prática da autonomia como mecanismo organizativo. Como somos um sindicato nacional, com seções sindicais espalhadas, pensamos que os interessados em realizar os estudos podem se reunir e iniciar as leituras e produção de sínteses a partir de seus locais de trabalho. Os interessados em iniciar o círculo devem enviar o nome e o telefone para fazer parte da rede nacional dos círculos de leitura e formação, o qual será encaminhado pela pasta de formação política. Atualmente o responsável é Ricardo Velho (47) 98832-3019.

Assim, criaremos um grupo de e-mails e telefones (WhatsApp) para trocar as impressões sobre o processo de formação política no sindicato, a exemplo do que ocorre com o grupo nacional de comunicação sindical. O acompanhamento do processo será feito pela pasta, recebendo o retorno das sínteses e constituição dos grupos. O cronograma sugerido é de realizar as leituras, coletivas ou individuais, a cada 15 dias, enviar as observações e dialogar pelo grupo de WhatsApp e e-mail.

Expressão criativa

Por fim, a ação de transformação da realidade será obra dos próprios trabalhadores, para isso, é urgente que nossas práticas sejam coerentes com os desejos de mudança. Dessa forma, o círculo de leitura e formação pode construir uma simbologia que expresse nosso vir a ser e nossa história de luta. Devemos criar e manifestar toda a subjetividade que o momento nos exige, assim, poemas, músicas, pinturas, peças etc devem ser inerentes ao processo de estudo.

A capacidade de resiliência nos faz invencíveis, como demonstra a letra da música de Geraldo Vandré:

Aroeira
Vim de longe, vou mais longe
Quem tem fé vai me esperar
Escrevendo numa conta
Pra junto a gente cobrar
No dia que já vem vindo
Que esse mundo vai virar
Noite e dia vêm de longe
Branco e preto a trabalhar
E o dono senhor de tudo
Sentado, mandando dar
E a gente fazendo conta
Pro dia que vai chegar
E a gente fazendo conta
Pro dia que vai chegar
Marinheiro, marinheiro
Quero ver você no mar
Eu também sou marinheiro
Eu também sei governar
Madeira de dar em doido
Vai descer até quebrar
É a volta do cipó de aroeira
No lombo de quem mandou dar
É a volta do cipó de aroeira
No lombo de quem mandou dar…

Materiais e contato

Confira aqui os materiais para divulgação dos Círculos de Leitura e Formação:

Contato para mais informações: Ricardo Velho (47) 98832-3019