Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
VIII FNCIS: debates refletem dificuldades e possibilidades das CIS
Publicado por Ascom Sinasefe - Seg, 08 set. 2014 20:39

Compartilhando experiências de Comissões Internas de Supervisão do PCCTAE (CIS) de várias partes do Brasil, o VIII Fórum Nacional de CIS iniciou seus trabalhos nesta segunda-feira (08/09), no campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo. Dificuldades para implantação, funcionamento e fortalecimento das comissões começaram a ser debatidos pelos mais de 400 participantes do encontro.

Destacando o protagonismo da luta dos trabalhadores(as) nas conquistas da carreira dos técnico-administrativos(as) e a importância das entidades sindicais neste processo, a mesa de abertura do evento foi composta por onze representantes de CIS, sindicatos e reitorias. Desatentos com o importante encontro, Conif e MEC, mesmo convidados, não compareceram.

Alexandre Fleming, coordenador geral do SINASEFE NACIONAL, fez uma saudação na mesa de abertura do 8º Fórum Nacional de CIS em nome do nosso Sindicato, ressaltando a importância do evento e citando as nossas bases que foram até Vitória-ES. "O SINASEFE se orgulha de estar presente neste evento e reafirma o seu compromisso na luta em defesa da Carreira dos TAE", afirmou.

alt

Composição da mesa: Da esquerda para direita: Miguel Trancoso (Sinasefe SS Santa Teresa) Lucia Helena Pazzini (Coordenadora da CIS Ifes), Antelmo Silva (Coordenador do Sinasefe Ifes), Alva Valéria Cuel (Coordenadora do Sintufes), Ricardo Paiva (Diretor do Campus Vitória), Dênio Rebello Arantes, (Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo) Lúcia Cezati, (Pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Espírito Santo), Alexandre Fleming (Coordenador Geral do SINASEFE), Vanda Lucas (Coordenadora da Fasubra), Marcos Silva (Coordenador Geral Sinasefe SS Colatina), Gerlândia Moura (Coordenadora Geral do Sinasefe SS Alegre) e Weslley da Silva (Coordenador do VIII FNCIS).


Regimento Interno e Carta de Recife

Após a mesa de abertura, os trabalhos seguiram com a aprovação do Regimento Interno do Fórum, quando os participantes apontaram suas sugestões de alteração no documento. A leitura e debate da carta de Recife, fruto das discussões do VII Fórum, apontando aspectos ainda não concretizados, foi o terceiro ponto do dia.


Atuação das CIS: fortalecimento e possibilidades

A mesa redonda que debateu o tema do fórum aprofundou os debates sobre as experiências e acúmulos com as diversas composições de CNS e CIS. A representação do SINASEFE, Ronaldo Ferreira, membro da Comissão Nacional de Supervisão, destacou o impacto da expansão precária da rede federal e suas consequências para as comissões. Ele lembrou também a necessidade de fortalecer a comunicação entre CIS-CNS e combater os discursos governistas que tentam desqualificar o movimento sindical nas unidades de ensino.

O fórum acontece até a próxima quarta-feira, acompanhe em nossos veículos de comunicação a cobertura e confira também transmissão ao vivo dos próximos dias.


Leia também:

  1. VIII FNCIS: confira a documentação para credenciamento no Fórum

  2. VIII Fórum Nacional de CIS (Boletim SINASEFE nº 553)

  3. CNS se reuniu em Brasília-DF (Boletim SINASEFE nº 554)

  4. VIII FNCIS se aproxima (Boletim SINASEFE nº 557)

  5. Fórum Nacional de CIS começa nesta segunda (Boletim SINASEFE nº 558)

  6. SINASEFE participa do VIII FNCIS: acompanhe a cobertura!

  7. Dia 2 - VIII FNCIS: segundo dia debate plano de qualificação e demandas da carreira

  8. Dia 3 - Debate de autonomia e Carta de Vitória finalizam VIII FNCIS

Última atualização em Qui, 09 out. 2014 11:51