Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
48 seções iniciam 157ª PLENA debatendo conjuntura
Publicado por Ascom Sinasefe - Sex, 15 fev. 2019 20:53

alt

Unidade com os movimentos sociais, aprofundamento do trabalho de base e fortalecimento da resistência dos trabalhadores. Estes foram temas recorrentes no primeiro dia da 157ª PLENA. Nesta sexta-feira (15/02), 163 participantes debateram a conjuntura de ataques, analisando desafios e enumerando propostas de atividades e mobilizações no próximo período.


Pauta

Plenária foi iniciada com o debate da pauta divulgada na convocatória da atividade. Metodologia do fórum, com a realização de grupos de trabalho, foi colocada em discussão e mantida por consenso. Foi incluído o debate do Encontro de Mulheres junto ao ponto do 8M.


Informes das seções

Das 48 seções sindicais presentes, 38 apresentaram ao plenário seus informes sobre atividades e campanhas realizadas. Mobilização contra o ponto eletrônico, reordenamento, assédio moral e perseguições são temas abordados. As seções também relataram a divulgação de campanhas de filiação na categoria. Confira a campanha que lançamos em 2019.


Conjuntura

Análise de conjuntura da plenária contou com a participação de integrantes de movimentos sociais do campo e da cidade. Alexandre Conceição (MST), David Lobão (CSP-Conlutas), Paulo Pedrini (Pastoral Operária), Natalia Szermeta (MTST/FPSM) e José Junior (Fenet) compuseram a mesa de exposições neste ponto de pauta. Avançar na conscientização ostensiva da categoria sobre os impactos da reforma da previdência foi unanimidade nas falações dos expositores e dos participantes. O resumo dessas exposições estará disponível em breve.


Saudações, e informe Fonasefe e AJN

Ao final das exposições de análise de conjuntura da plenária, uma saudação do movimento Juntos, informes do Fonasefe (pautando a realização da Reunião Ampliada no próximo domingo) e da assessoria jurídica precederam a pausa para o lanche. Representada pelo advogado Valmir Andrade, a AJN abordou rapidamente temas como a correção e regularização de documentos do sindicato, ações em andamento (devolução de parcelas que não se incorporam na aposentadoria) e direito de manter regime de previdência para egresso de concurso anterior.


Educação

Debatendo a conjuntura de ataques e a educação, Evaldo Piolli, da Faculdade de Educação da Unicamp, também fez uma exposição na noite desta sexta-feira (15/02). Segundo ele, o ultraneoliberalismo também mostra sua forte atuação possibilitando o avanço de grandes grupos privados de educação. "Executivos de EAD estão prevendo investimentos parrudos no Brasil", destacou Piolli.


Participantes

Credenciamento da 157ª PLENA registrou a presença de 80 delegados(as) e 83 observadores(as), representando 48 seções sindicais.


Grupos de Trabalho

Trabalhos desta sexta-feira (15/02) foram encerrados às 21h40, adiando para amanhã (16/02) as discussões em grupos de trabalho. Retomada está marcada, no plenário, às 8 horas.

Cobertura
A cobertura da Plenária pode ser conferida em nossa fanpage. Imagens e vídeos serão disponibilizados em breve. Seções sindicais também realizam a cobertura da atividade: confira no site do Sinasefe Brasília e na fanpage do Sinasefe Natal.

Última atualização em Ter, 26 fev. 2019 13:32