Notícias

Seções devem enviar documentos até amanhã (04/09)

Postagem atualizada em 11/07/2020 às 12h20

Termina nesta quarta-feira (04/09), o prazo para que as seções sindicais enviem à Comissão Organizadora cópias de suas nominatas e atas de posse. Previsto no cronograma do evento, este envio tem o objetivo de informar sobre o cumprimento do Artigo 48 do Estatuto do SINASEFE, que trata da paridade de gênero.

O material deve ser encaminhado por e-mail para o seguinte endereço: 33consinasefe@sinasefe.org.br

Acompanhe todos os prazos do congresso, confira o Ofício Circular nº 7/2019.

Paridade

A paridade de gênero, aprovada no 31º CONSINASEFE (realizado em 2017), consiste em determinar que as diretorias do sindicato nacional e de suas seções sindicais devem ter igual número de homens e de mulheres em sua composição, constando no Artigo 48 do Estatuto da seguinte forma:

Artigo 48: constituem deveres das seções sindicais:
I. por extensão, e no que couber, os deveres previstos no artigo precedente;
II. comunicar e manter informadas as instâncias do SINASEFE sobre eventuais alterações nos Regimentos Internos, sobre resultado de eleições e o que mais for de importância para o conjunto do sindicato nacional;
III. implementar a paridade de gênero de cinquenta por cento (50%) na composição das direções sindicais e, em caso de número ímpar, prevalecerá o gênero feminino.
Parágrafo único: o cumprimento dos deveres previstos neste artigo constitui condição indispensável para que a seção sindical seja considerada em dia com suas obrigações e credenciada a participar do CONSINASEFE, da PLENA e de outras atividades do SINASEFE.

Sobre o evento

O 33º Congresso do SINASEFE (CONSINASEFE) será realizado em Brasília-DF, de 14 a 17 de novembro de 2019, tendo como temário “É preciso lutar, é possível resistir!”. O fórum terá caráter estatuinte (realizará alterações no Estatuto da entidade) e elegerá a próxima composição do Conselho de Ética do sindicato.