Notícias

Saudação da CEA ao 34º CONSINASEFE

Assista no vídeo acima a mensagem de saudação da Confederação de Educadores Americanos (CEA), enviada por Fernando Rodal (presidente da entidade) aos participantes e às participantes do 34º CONSINASEFE.

Mensagem completa

Em nome da CEA, fazemos chegar ao 34º Congresso Nacional do SINASEFE nossas saudações, fraterna, solidária e comprometida com o melhor destino da Educação Pública do continente e do mundo, e em particular com a Educação Técnico-Profissional que tão dignamente representa e defende o SINASEFE neste querido país-irmão, Brasil.

Atravessamos um momento complexo e de alta dificuldade, o avanço neoconservador e do fascismo, nos últimos cinco ou seis anos, tem demonstrado com claridade que aquilo que muitas vezes alguns pensavam fazer parte do passado é hoje parte do presente, de um duro presente de uma triste realidade que estamos vivendo no mundo, onde se aprisiona não apenas de uma maneira verbal ou simbólica, mas também se aprisiona mediante violência física, que põe em risco a vida de centenas e centenas de companheiros e companheiras neste planeta.

Um ponto especial, que para nós é vital, para podermos articular nossa unidade de ação entre trabalhadores e trabalhadoras da Educação é a defesa da Educação como um direito humano fundamental, desde o nascimento da pessoa até sua morte. Esse é um direito que deve ser preservado, aprofundado e garantido pelo Estado.

Pelo que todos nós temos consciência de que se não há uma luta decisiva e permanente das organizações sindicais e organizações sociais para tornar esse direito uma realidade, as forças neoconservadoras, as forças fascistas, há as forças que se dedicam a fazer da Educação um negócio, não estão defendendo a Educação como um direito, antes sim estão buscando acessar direitos, garantias, estão buscando sacar direitos, convertê-la em parte do produto da economia de mercado.

Em vez disso, nosso olhar deve ver a Educação Pública e a Educação Técnica-Profissional como motor de desenvolvimento, como motor da justiça social de nossos povos.

Por isso, desejamos excelentes deliberações e que a capacidade de unidade cada dia entrelace os trabalhadores da Educação e seja maior.

Um bom 34º CONSINASEFE e juntos, como sempre digo, somos mais fortes! Avante companheiras e companheiros!

CEA

O SINASEFE é filiado à CEA desde 1997, estando atualmente representado na entidade pela sindicalizada Cátia Farago (Sinasefe IF Baiano-BA) – encarregada de assuntos internacionais do nosso sindicato.

Compartilhar