Notícias

Mensagem das chapas que concorrem à DN para as trabalhadoras e trabalhadores da Rede Federal

As eleições da gestão 2022-2024 para a Direção Nacional do SINASEFE contarão com a participação de sete chapas. Leia um recado que as chapas enviam neste sábado (14/05) aos trabalhadores e trabalhadoras da Rede Federal de Educação e conheça também a composição das chapas homologadas ao pleito:

Chapa 1 – MEP: MOVIMENTO POR UMA ESCOLA POPULAR

O Movimento por uma Escola Popular (MEP) se apresenta neste 34º CONSINASEFE com o intuito de promover um debate que pensamos ser secundarizado em nosso sindicato: o debate de um projeto educacional que unifique as variadas dimensões da nossa atividade nas escolas: a luta por carreira,  condições de trabalho, políticas de acesso e permanência, a organização de projetos de ensino, pesquisa e extensão,  por financiamento, etc.
Todas essas dimensões estão perfeitamente integradas e podem ser trabalhadas para aproximar um contingente da nossa categoria que está afastado da luta sindical, mas dedica-se a projetos com diferentes comunidades. Pensamos que esses movimentos não têm contradição com a luta sindical e podem ao mesmo tempo fortalecer o sindicato e o sindicato fortalece-los. VOTE CHAPA 1!

Conheça a relação completa da Chapa 1:

Chapa 2 – SONHAR E LUTAR

A luta de classes exige unidade de ação para conseguirmos mobilizar o maior número possível de servidores e Institutos ao nosso lado.
Colocar o povo em movimento não é uma tarefa para iniciativas isoladas.
Assim, diante do cenário atual, de avanço reacionário e de pautas privatistas, apostamos firmemente na conformação da mais ampla unidade do SINASEFE com setores da educação pública (como Andes e Fasubra), como um conjunto do funcionalismo público, as centrais, movimentos sindicais, populares, estudantis, o conjunto do funcionalismo público que luta por direitos neste país.

Conheça a relação completa da Chapa 2:

Chapa 3 – SINASEFE PARA LUTAR

O SPL entende que neste período que irá anteceder a uma possível retomada de Lula ao governo, devemos construir um caminho sólido do nosso Sindicato para além das eleições presidenciais.
Precisamos retomar e construir um movimento que recupere as perdas diferenciadas entre as categorias Técnica e Docente, reunificar nosso movimento em uma mesma pauta de reivindicações que atenda e seja defendida por todos(as).
Devemos construir ações que realmente pautem uma política salarial, com reajuste anual para além das campanhas unificadas que oportunizem uma recuperação da remuneração, participação da base; carreira única; contrarreformas do GOLPE de 2016; encontros regionais; Escola de Formação.
Sindicato é para lutar pelo conjunto de TAE’s e Docentes! VOTE CHAPA 3 – SINASEFE É PARA LUTAR!

Confira a relação completa da Chapa 3:

Chapa 4 – UNIR E PROSSEGUIR NA LUTA

Somos o coletivo MEI (Movimento Ético Independente) Luta de Classes e apresentamos a chapa “Unir para prosseguir na Luta”. Assim como nosso coletivo, a chapa é pluripartidária: com pessoas filiadas (ou não) a partidos de esquerda. Defendemos a participação feminina, LGBT, negra, indígena e jovem nos espaços de poder, historicamente ocupados por homens cis branco héteros.

O CONSINASEFE precisa apoiar a candidatura de Lula para vencer Bolsonaro nas urnas, derrotar o fascismo e o neoliberalismo. Mais importante que eleger Lula é garantir que ele governe para a classe trabalhadora, garantindo melhores condições de vida para o povo pobre. Defendemos que o SINASEFE seja independente, de classe e de luta. Contamos com o seu apoio para construir um SINASEFE que tem sintonia e referência nas bases.

Confira a relação completa da Chapa 4:

Chapa 5 – MOVIMENTO LUTA DE CLASSES

Desde o golpe de 2016, a conjuntura brasileira exige um SINASEFE ainda mais comprometido com a mobilização da categoria. O governo Bolsonaro, inimigo dos serviços públicos, elegeu a educação pública como principal alvo de seus ataques.
É nesse cenário nefasto que servidoras/es da Educação Básica, Profissional e Tecnológica precisam se situar na Luta de Classes. A defesa das carreiras, dos direitos de estudantes e da própria existência das IFEs são desafios centrais do sindicato.
Assim, o Movimento Luta de Classes convoca as/os trabalhadoras/es da Rede Federal para construirmos um SINASEFE democrático, plural e transparente e que assuma um papel protagonista para unificar as lutas da cidade e do campo, em defesa do nosso maior patrimônio social: uma educação pública de excelência e popular.

Conheça a relação completa da Chapa 5:

Chapa  6 – 1º DE MAIO

A Unidade Sindical 1º de Maio se formou no 32º CONSINASEFE com pessoas que pretendiam uma militância qualitativa e diferente: elegemos dois efetivos e um suplente para a DN.
De lá pra cá, mantivemos um grupo que debate questões sindicais e conjunturais e que contribuiu decisivamente na luta contra a PEC 32. Em 2022, atuamos intensamente e defendemos a greve nas seções IFMG e IFBA e Cáceres-MT.
Neste congresso: defendemos a mesa de Luta Contra as Opressões; crescemos muito em número de militantes; enfrentamos e ganhamos o debate colocado, em última hora, contra a greve no SINASEFE e chegamos fortes para a eleição da nova DN.
Confiantes que poderemos contribuir ainda mais para fortalecer e corrigir a caminhada histórica de luta de nosso sindicato, PEDIMOS SEU VOTO NA CHAPA 6 – PRIMEIRO DE MAIO!

Confira a relação completa da Chapa 6:

Chapa 7 – MI CLASSISTA

Enfrentamos quatro anos de um governo de extrema direita e ultra neoliberal.
Estamos diante da necessidade de ter um sindicato nacional para lutar e resistir em nome dos interesses de seus trabalhadores, que crie a solidariedade com o conjunto da classe trabalhadora e com os demais setores explorados e oprimidos, construindo a perspectiva de superar o capitalismo e construir uma sociedade socialista. Não podemos esperar pelas eleições de outubro para lutar.
Por isso o chamado a unificação das lutas pela CSP-Conlutas é fundamental.
Nós, da Chapa 7 MI-CLASSISTA, chamamos a construir e manter nosso sindicato no caminho da autonomia e independência política diante do Estado e dos governos. Que construa um programa classista. POR UM SINASEFE DEMOCRÁTICO, INDEPENDENTE E CLASSISTA !

Confira a relação homologada da chapa 7

Compartilhar