Postagem atualizada em 21/08/2023 às 14h46
Apostando na criatividade e disposição de luta dos trabalhadores, o SINASEFE lança nesta quinta-feira (14/06) um chamado inovador a todos os internautas! Vamos enriquecer a Campanha em Defesa da Rede Federal com memes que reafirmem a importância de blindar nossas instituições de ensino dos ataques do governo. Mãos à obra? Elabore sua arte e envie para o e-mail: imprensa@sinasefe.org.br.
Sobre a Campanha
Lançamos no último dia 8 de junho a Campanha “Em Defesa da Rede Federal: Educação não é mercadoria, é Direito!”, com o objetivo de denunciar todos os ataques à Educação Pública que estão em curso para mobilizar a sociedade, aglutinar as lutas num único polo e derrotar as ofensivas do governo Temer contra a Rede Federal de Ensino.
Além dos memes que poderão ser enviados para seleção e divulgação em nossos canais de comunicação, a Campanha levará aos locais de trabalho materiais com análises produzidas pela Direção Nacional (DN) do SINASEFE.
Eixos
Inicialmente a Campanha estará pautada em cinco eixos estratégicos, sendo eles:
- Contra os cortes de verbas (EC 95/2016);
- Contra a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.405/2017);
- Pela isonomia na Rede;
- Contra o Assédio Moral;
- Contra o Reordenamento.
Memes da internet, uni-vos!
É simples participar da Campanha: elabore uma proposta original e criativa de meme – relacionada com o tema central e/ou os eixos da Campanha – envie para a Assessoria de Comunicação do SINASEFE (no e-mail imprensa@sinasefe.org.br), aguarde a seleção e acompanhe a divulgação de seu meme (com a devida creditação) nos canais de comunicação do nosso sindicato.
O arquivo deve ser enviado em formato PNG e/ou PDF, com a sugestão de tamanho de 900 pixels x 900 pixels. Em até sete dias do recebimento enviaremos um retorno sobre a divulgação do material. Não há limites para envios: você pode enviar quantos memes sua criatividade mandar!
O que é meme?
Em sua origem, o meme é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros). No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode, de alguma forma, autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida como unidade autônoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.