114ª PLENA do Sinasefe decide saída negociada da greve

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Greve 2012

114ª PLENA do Sinasefe decide saída negociada da greve

Postagem atualizada em 30/08/2012 às 14h07

Ontem, 29 de agosto de 2012, após uma longa análise de conjuntura, a Plenária Nacional do SINASEFE decidiu construir a saída negociada da greve, aprovando a assinatura do Termo de Acordo dos Técnicos Administrativos em Educação, com inclusão dos três itens que já tinham sido acordos nas negociações com o governo Dilma mas que não tinham sido incluídos no acordo assinado pela FASUBRA e Governo Federal: GT para inclusão dos Técnicos Administrativos da IFEs Militares no PCCTAE; Acesso a todos os TAEs ao cargo de Pro Reitor, com modificação da legislação dos Institutos Federais; Inclusão no GT Democratização das IFEs da candidatura dos TAE aos Cargos de Reitor e Diretor Geral, bem como da inclusão da representação do SINASEFE nos Conselhos Superiores dos Institutos Federais.

Tão logo tenhamos a assinatura do Termo de Acordo sobre os TAEs, o Comando Nacional de Greve estará orientando a realização da Rodada de Assembleias para discussão do retorno às atividades. A data indicativa de retorno ao trabalho aprovada nesta última PLENA foi o dia 10 de setembro de 2012.

Em relação ao Termo de Acordo Docente, como não foi possível ao governo atender aos itens que a categoria considerava impeditivos para a assinatura do referido de Acordo Docente, a imposição e falta de disposição em reabrir as negociações com SINASEFE, além do ANDES, bem como o fato do governo ter indicado na sua resposta a adesão pura e simplesmente ao Termo de Acordo assinado pelo PROIFES, a Plenária decidiu, assim como as anteriores, por rejeitar o Termo de Acordo em questão.

Também estaremos encaminhando a discussão da reposição de aulas na mesa de negociação para o encerramento da greve, buscando garantir a negociação desses calendários em cada Instituto Federal.

Pedimos a todas as bases que se mantenham alertas aguardando as orientações do Comando Nacional de Greve quanto à saída organizada e conjunta da greve. Estamos apenas aguardando um retorno do governo para encaminhar estas orientações.

Amanhã (31 de agosto), após o fechamento das negociações com o governo federal, estaremos remetendo um boletim com uma primeira avaliação da greve e trazendo as notícias dessa fase que consideramos como de finalização do nosso movimento paredista.

A LUTA CONTINUA E A UNIDADE COM ANDES E FASUBRA TAMBÉM

Dando sequência às deliberações da PLENA anterior, ontem (29) também foi decidido que o SINASEFE irá propor ao ANDES e FASUBRA um manifesto à sociedade sobre a greve, bem como a elaboração de um documento que aponte para o governo federal os nossos interesses pela retomada da reestruturação da Carreira do Magistério Federal e do PCCTAE.

A PLENA também aprovou propor ao ANDES, convidando também à FASUBRA, a realização de uma Plenária Unificada das Entidades para a discussão dos rumos do movimento da Educação Federal para além dessa greve. A PLENA indica a possibilidade de 

realização desse Plenária Unificada para os dias 8 e 9 de setembro, cabendo às entidades a definição de quando a mesma ocorreria.

Ficou claro para todos os presentes que a categoria não está disposta a abrir mão dessa construção e que independentemente do fim da greve a luta pelas nossas bandeiras irá continuar.

Comando Nacional de Greve do SINASEFE