Postagem atualizada em 21/09/2013 às 3h57
O XII Encontro de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social do SINASEFE, organizado por nosso Sindicato Nacional e pelo Sindscope/RJ, teve continuidade nesta sexta-feira (20), possuindo em seu segundo dia três atividades: uma mesa e dois debates.
Na mesa de ontem, a segunda do encontro, a professora Sara Granemann (UFRJ) fez uma exposição bastante elaborada e técnica sobre dois temas interligados: Regime de Previdência Pública e Privada, e a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).
Durante sua palestra, Sara enfatizou que “o servidor público que aderir à Funpresp perderá seu direito à aposentadoria integral”, sendo importante que todos os sindicatos combativos façam campanhas para elucidar suas bases acerca do perigo que elas estão correndo.
No debate, os participantes se manifestaram em concordância às colocações de Granemann; expuseram que a Funpresp significa a consolidação da exploração da grande massa de trabalhadores do país e, como ninguém é obrigado a aceitar sua adesão, que a mesma deve ser combatida. Uma nota de repúdio ao Proifes também foi apresentada no espaço. Veja aqui o material utilizado pela palestrante como apoio de sua exposição.
No período vespertino aconteceram dois debates, ambos coordenados por diretores do SINASEFE e do Sindscope/RJ. O primeiro, sobre campanhas pela anulação da Reforma da Previdência do Mensalão e contra a Funpresp, sistematizou propostas para a luta dos trabalhadores da educação diante destas ameaças: uma já antiga, mas com possibilidade de reversão; e uma nova, aprofundando os danos causados pela primeira. O segundo debate, sobre pastas e grupos de trabalho locais, expôs ações realizadas pelas seções sindicais e pelo nosso sindicato.
Shilton Roque e William Carvalho, coordenadores do SINASEFE, foram os mediadores do primeiro debate. Carlos David Lobão (SINASEFE) e Luiz Sérgio Ribeiro (Sindscope/RJ), fizeram a mediação do segundo. Propostas de cartilhas, boletins especiais e campanhas de mídia em parceria com outras entidades foram aprovadas consensualmente e, em breve, este material será disponibilizado pelo nosso sindicato.
Logo mais, às 9 horas, novos debates darão início ao terceiro e último dia do encontro. Já podemos, com o que acumulamos até aqui, fazer um balanço bastante positivo do mesmo. Mas fechamos esta redação com a certeza de que a base do SINASEFE nos dará subsídios ainda mais importantes para construção das lutas necessárias à reversão dos efeitos da reforma previdenciária de 2003 e ao extermínio da Funpresp.