29 de janeiro: Dia Nacional da Visibilidade Trans*

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

29 de janeiro: Dia Nacional da Visibilidade Trans*

Postagem atualizada em 29/01/2014 às 19h06

alt

O Dia Nacional da Visibilidade Trans tem o objetivo de ressaltar a importância da diversidade e a urgente necessidade de respeito para o movimento trans, que envolve travestis, transexuais e transgêneros. A data, comemorada em 29 de janeiro, surgiu em 2004, numa importante campanha contra o preconceito elaborada pelo movimento.

Com a temática “Travesti e respeito, já está na hora dos dois serem vistos juntos: em casa, na boate, na escola, no trabalho, na vida”, aquela campanha de 10 anos atrás deu o primeiro passo nessa luta contra o preconceito que deve ser cotidiana.

O SINASEFE NACIONAL apoia as lutas contra a transfobia e faz o chamado às suas bases de que precisamos ampliar esse debate e combater a violência transfóbica (piadas, exclusão social, agressões e assassinatos) que existe nos dias de hoje. Somente num mundo onde inexistam preconceitos, classes sociais e a exploração do homem pelo homem é que poderemos, verdadeiramente, viver numa sociedade emancipada.

*o termo trans, usado com o asterisco em sua complementação, se refere aos travestis, transexuais e demais grupos que possuam uma identidade, papel ou expressão de gênero em não conformidade com o que lhes foi designado compulsoriamente quando nasceram.