Postagem atualizada em 23/03/2014 às 14h15
Após a mesa-ato de abertura, na última sexta-feira (21), e a Festa Negra, que aconteceu na noite de ontem (22), depois do Encontro do Espaço Unidade de Ação, o 1º Encontro Nacional de Negras e Negros da CSP-Conlutas entra em seu principal dia de atividades.
Neste momento acontece a primeira discussão deste domingo (23), com o tema “Chega de Racismo, Violência, Exploração e Dinheiro para a Copa”. Eugenia Martins, diretora do SINASEFE e coordenadora do GT Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil, faz parte da composição da mesa, tendo, em sua intervenção, reconhecido a importância dos debates sobre a temática nas entidades e movimentos classistas, saudando os movimentos Quilombo Raça e Classe e Mulheres em Luta, assim como reafirmando o orgulho do nosso Sindicato em fazer parte de uma Central Sindical que, efetivamente, luta contra o racismo, o machismo e a homofogia, que é a CSP-Conlutas.
Os trabalhadores em greve do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) e os garis do Rio de Janeiro-RJ, também presentes ao Encontro, realizaram uma saudação aos presentes durante a mesa, sendo bastante aplaudidos.
Em seguida ao debate haverão os grupos temáticos sobre a situação das negras e negros do país e, após intervalo para almoço, a Plenária Final do Encontro. Acompanhe mais informações no decorrer do dia em nossas redes sociais.
O SINASEFE participou ativamente da construção do evento e, além de Eugenia, os membros da Direção Nacional Alexandre Fleming, David Lobão, Eulálio Costa, Luiz Sérgio Ribeiro, Samanta Maciel e Silvana Pedroso também estão presentes no Encontro, assim como representantes da base do Sindscope-RJ.