Precedendo a 121ª PLENA e logo após as discussões do Seminário A Construção da Carreira que Queremos, o SINASEFE colocará o Pronatec em debate com as bases, buscando explicitar as especificidades do Programa e instrumentalizar os servidores sobre seus malefícios à educação pública e às carreiras dos trabalhadores da Rede Federal de Educação.
O debate acontecerá na tarde do dia 25 de abril (sexta-feira), no hotel San Marco, em Brasília-DF, e será aberto a todos os que dele desejem participar.
Andes-SN e Fasubra Sindical, que já participaram conosco de fóruns em defesa da educação pública que denunciaram os ataques recentes que sofremos, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni), o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram convidados para compor com o nosso Sindicato Nacional a mesa de debates.
Do que se trata?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Governo Federal (Pronatec), criado em 2011 pelo governo Dilma, com o suposto objetivo de “ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica” – fazendo, portanto, parte dos programas de expansão da Rede Federal de Educação – tem sido alvo de várias críticas do SINASEFE, principalmente por desviar recursos destinados à educação pública para entidades do setor privado que busquem realizar cursos na área.
Alguns cursos, como denunciamos em novembro do ano passado, chegaram a ser suspensos no IFMS por “falta de recursos” para pagamento dos professores: essa é a expansão da educação profissional do governo Dilma, que certamente está longe de ser a expansão que queremos!
Está no ar o novo website do SINASEFE. Desenvolvida com a plataforma WordPress, a nova ferramenta de comunicação apresenta um visual atualizado, destacando notícias, vídeos e imagens produzidos pela e
No próximo dia 30 de abril, em Águas Lindas de Goiás-GO, haverá a audiência judicial na qual a coordenadora geral do SINASEFE, Camila Marques, responderá pelo suposto "crime de desobediência", quando
Junto ao 3º Encontro Nacional de Educação (ENE), foi realizada no último domingo (14/04) a 158ª Plenária Nacional do SINASEFE. O fórum aconteceu no San Marco Hotel, em Brasília-DF, e contou com a pres