Postagem atualizada em 11/09/2014 às 0h43
Finalizando seus trabalhos nesta quarta-feira(10), o VIII Fórum Nacional de CIS aprovou a Carta de Vitória (documento que aglutina as propostas do encontro) e debateu a autonomia das comissões internas. Homenagens aos aniversariantes e escolha da próxima sede do 9ºFNCIS, capital sergipana Aracaju, também aconteceram durante a atividade.
Mediada por Flávio Barbosa, membro da DN e CNS, a palestra sobre autonomia das CIS, ministrada pelo advogado e membro da CIS Universidade Federal do Espírito Santo, Luciano Calil, forneceu importante fundamentação jurídica para os participantes. “A CIS é uma comissão que se manifesta por meio de pareceres sim, são preocupantes as falas que dizem o contrário disto” esclareceu Luciano. Calil comparou a antiga Comissão Permanente de Pessoal Técnico Administrativo (CPPTA) às CIS, defendendo a nova forma, explicando que houve avanço de um colegiado meramente cartorial para uma instância fiscalizadora.
Sedes
Até a realização do IX FNCIS, na Universidade Federal de Sergipe (UFSE), serão realizados eventos regionais. Goiás será a sede da região Centro-Oeste; o Nordeste terá a Paraíba como anfitriã; Santa Catarina sedia o seminário da região Sul; São Paulo vai receber o evento da região Sudeste; e caberá ao Tocantins receber o encontro da região Norte.
Carta de Vitória
A versão final da Carta de Vitória será formatada e divulgada pela organização do VIII FNCIS nos próximos dias. O documento também ficará disponível em nosso website.
No próximo boletim do SINASEFE publicaremos o resumo dos três dias do Fórum.
Leia também: