Postagem atualizada em 16/02/2015 às 3h01
Na última sexta-feira (13/02), perdemos uma professora e lutadora que ajudou a fundar o nosso Sindicato Nacional: Soni de Carvalho. Ela estava com 64 anos, lutava contra um câncer e estava internada no Centro de Pesquisas Oncológicas, em Florianópolis-SC.
Docente do IFSC, Soni ocupou, entre 1994 e 1998, o cargo de Diretora Geral da Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC), sendo a primeira mulher a assumir a função.
Conhecida como uma lider democrática, participativa e comprometida, foi uma grande guerreira também no campo político, tendo batido de frente contra o governo FHC e, principalmente, contra o Decreto 22.208/97, que estabelecia um conjunto nocivo de diretrizes e bases para a educação nacional – foi por essa resistência que o ETFSC não se tornou um Cefet à época e Soni não foi reconduzida ao cargo.
Ela também ajudou a fundar o SINASEFE NACIONAL, em 1988, assim como foi uma das principais responsáveis pela unificação das associações de técnico-administrativos e professores da ETFSC.
Soni era casada desde 1971 e deixa seu marido, três filhos, seis netos e um extenso legado de coragem e determinação. O SINASEFE oferece seu respeito se curva diante de sua memória.