130ª PLENA: debate de indicativo de greve deverá ser feito pelas bases da categoria

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

130ª PLENA: debate de indicativo de greve deverá ser feito pelas bases da categoria

Postagem atualizada em 19/05/2015 às 19h06

Após intenso debate da conjuntura, nos dias 16 e 17 de maio, a 130ª Plenária Nacional do SINASEFE remeteu a análise de indicativo de greve para suas Seções Sindicais. Foi aprovado por unanimidade, acompanhando o chamado das Centrais Sindicais, o Dia Nacional de Paralisações, em 29 de maio, com a recomendação de lutas e manifestações por todo país leia mais sobre essa mobilização.

Contando com a participação de 73 delegados e 45 observadores, representando 46 Seções filiadas, a atividade também teve a presença de representantes do Andes-SN e da Fasubra, que já aprovaram a deflagração de greve para o dia 28 de maio. Leia mais aqui a respeito o movimento paredista dos professores universitários e aqui sobre os técnicos das universidades.

E os Institutos Federais?

Atualmente já existem dois institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica paralisados, o IFBA e o IFRN, lutando por suas pautas internas (por exemplo: direito às 30 horas semanais, carga docente, contra o ponto eletrônico e o autoritarismo, dentre outras). Proposições de ampliar a greve para outras unidades educacionais foram levantadas em diversas falações durante 130ªPLENA, baseadas principalmente na atual realidade de descaso e cortes no orçamento da Educação.

Problemas como as repetidas negativas do governo às demandas dos servidores nas últimas reuniões, falta de reajuste real e defasagem dos salários da categoria também foram alguns dos elementos citados nas falas dos participantes. A unidade de luta entre as entidades sindicais que representam os trabalhadores da Educação Federal (Andes, Fasubra e SINASEFE) foi um tema recorrente nos discursos, sendo colocada como elemento importante diante do descaso em que se encontram as instituições de ensino.

Rodadas de assembleias

A plenária optou por remeter às assembleias das Seções Sindicais o debate sobre indicativo de movimento paredista, com atualização da pauta de greve de 2014, tendo em vista que ela não foi atendida. A indicação de realizar uma nova Plenária nos dias 13 e 14 de junho, que debaterá o tema do movimento paredista como prioridade, é um dos encaminhamentos da atividade.

Confira todos os encaminhamentos aprovados pela 130ªPLENA

A matéria completa sobre a 130ª Plenária Nacional estará disponível no próximo Boletim SINASEFE.