Unidade de Ação: reunião acontece no próximo dia 30, em São Paulo-SP

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

Unidade de Ação: reunião acontece no próximo dia 30, em São Paulo-SP

Postagem atualizada em 23/07/2015 às 17h45

As entidades que compõem o Espaço Unidade de Ação, dentre as quais o SINASEFE NACIONAL, convocam suas bases para a plenária sindical e popular que será realizada em São Paulo-SP, na próxima quinta-feira (30/07), às 17 horas. A plenária será realizada na sede do Sindicato dos Metroviários, que fica na Rua Serra do Japi, nº 31, bairro do Tatuapé.

CONJUNTURA

A avaliação que motivou a convocação é de que o cenário político e econômico vem sofrendo importantes mudanças, com o aprofundamento da crise política e econômica, gerando uma incapacidade, cada vez maior, do governo Dilma em responder positivamente às demandas postas pela classe trabalhadora. A polarização política e a disputa interburguesa aumentam, com denúncias de corrupção que atingem figuras dos vários setores políticos do governo (agora também com Renan, Collor e Cunha).

Mas, apesar de tudo isso, segue existindo uma unidade entre o governo federal e a oposição burguesa de direita, evidenciada por exemplo quando as medidas do ajuste fiscal foram postas em votação.

POLÍTICA CONTRA OS TRABALHADORES

Como parte dessa política anti-classe trabalhadora, o Congresso Nacional seguem tramitando leis que podem impor retrocessos importantes, de cunho conservador e que afetariam direitos fundamentais – como a questão da redução da maioridade penal.

PPE

No dia 6 de julho, a presidenta Dilma editou uma nova medida provisória (a MP 680) que permite aos patrões a redução da jornada de trabalho e dos salários dos trabalhadores, o chamado Programa de Proteção ao Emprego (PPE).

O PPE é um plano de proteção às empresas e não ao trabalhador ou ao emprego. O trabalhador, além de perder parte do salário, perderá também parte da contribuição para a Previdência Social (INSS) e Fundo de Garantia (FGTS). Além disso, o plano não garante estabilidade de verdade no emprego.

TODOS À REUNIÃO EM SP

Diante da nossa conjuntura específica de paredismo, com nossa greve nacional chegando hoje (23/07) ao seu 11º dia, convocamos nossas bases a se fazerem presentes na capital paulista, para debater estratégias de defesa aos direitos que nós, trabalhadores, conquistamos sob a realização de tantas lutas.

A reunião também servirá como espaço de apoio às greves e mobilizações em curso e de organização da luta e resistência ao ajuste fiscal aplicado pelos governos das três esferas (federal, estaduais e municipais). Estes e outros temas também serão foco de discussões na plenária.

CONVOCATÓRIA

A CSP-Conlutas emitiu hoje uma convocatória para esta reunião do Espaço Unidade de Ação. Baixe o documento em formato PDF clicando aqui.

Atualização às 19 horas com adição da convocatória da reunião