Postagem atualizada em 08/12/2015 às 15h52
Ajuste fiscal, arrocho salarial, corte de verbas: essa foi a triste realidade da Educação Pública Federal em 2015. Nem mesmo as greves organizadas por Andes-SN, Fasubra e SINASEFE – com cada uma durando mais de 100 dias – foram capazes de comover o governo à amenização da situação de precarização em que nos encontramos: nossos movimentos paredistas serviram muito mais para evitar perdas mais severas que para avançarmos de maneira significativa em nossas pautas.
Ainda assim, mesmo que o presente não seja dos ganhos que gostaríamos de estar noticiando, o futuro é de lutas. E lutas fundamentais não só para a defesa, mas para a garantia do futuro da Rede Federal de Educação Profissional, Técnica e Científica (EPTC)!
ATAQUES À EDUCAÇÃO
Foi diante dos ataques já em curso, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); e o Plano Nacional de Educação (PNE); e também dos que se avizinham, como a ameaça de gestão da Rede pelo “Sistema S”; o PL Escola Sem Partido (ou PL da Mordaça); e a PEC 395/2014 (que regulamenta a cobrança de mensalidades nas pós-graduações lato sensu das Instituições Federais de Ensino); que a Direção Nacional (DN) do SINASEFE sentiu a necessidade de atuação mais efetiva da nossa entidade contra essa agenda conservadora – defendida por governo e oposição.
A temática foi levada à 138ª Plenária Nacional, sob coordenação da pasta de Políticas Educacionais e Culturais, e nela os delegados aprovaram a construção de uma Campanha Nacional do SINASEFE contra esses ataques.
CAMPANHA
A Campanha Nacional contra os ataques do governo Dilma à Educação Pública foi elaborada a partir da deliberação da última PLENA. Nela constam quatro peças singulares: adesivo (7cm), cartaz (formato A2), panfleto (formato A4) e a identidade visual (charge).
Uma pequena tiragem de adesivos (2 mil), cartazes (1 mil) e panfletos (1 mil) será distribuída neste final de semana, às Seções que vierem ao Seminário contra os ataques à Educação, em Brasília-DF. As matrizes para impressão das bases que tiverem interesse em divulgar a Campanha já se encontram disponíveis para download aqui em nosso site.
DOWNLOADS
Faça os download dos itens nos links abaixo:
- Adesivo com 7cm de diâmetro (seis modelos) – arquivo em formato PDF
- Cartaz em tamanho A2 – arquivo em formato PDF
- Panfleto em tamanho A4 com quatro páginas – arquivo em formato flipbook (para leitura)
- Panfleto em tamanho A4 com quatro páginas – arquivo em formato PDF
- Identidade visual da campanha – charge em formato PDF
SEMINÁRIO
No próximo sábado (12/12) será realizado, em Brasília-DF, o Seminário contra os ataques à Educação Pública. O evento também é fruto de deliberação da 138ª PLENA e pautará os temas relacionados à Campanha aqui divulgada. Participe!