142ª PLENA: conjuntura, eleições de comissões e ato do 1º de maio marcam o fórum

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

142ª PLENA: conjuntura, eleições de comissões e ato do 1º de maio marcam o fórum

Postagem atualizada em 03/05/2016 às 14h12

Foi realizada em São Paulo-SP, nos dias 29/04, 30/04 e 01/05, a primeira PLENA conduzida pela gestão 2016-2018 da Direção Nacional (DN) do SINASEFE. A 142ª edição do fórum aconteceu no Hotel Meliá Ibirapuera e na avenida paulista – tendo os dois primeiros dias destinados aos debates no plenário e o último à participação no ato do 1º de maio classista, convocado pela CSP-Conlutas.

CREDENCIADOS E DESTAQUES

35 Seções Sindicais estiveram representadas na Plenária, que contou com 56 delegados e 44 observadores credenciados. Entre os destaques do fórum estiveram o debate de conjuntura; as eleições das comissões do SINASEFE para a CSP-Conlutas, a Comissão Nacional de Supervisão (CNS), a Comissão Nacional Docente (CND) e o Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC); e a nossa participação no ato do Dia do Trabalhador na Avenida Paulista, que reuniu milhares de lutadores contra o governo Temer e todos os corruptos do Congresso.

Também é válido destacar que essa foi a nossa primeira Plenária Nacional com disponibilização de serviço de creche para os pais e as mães das nossas bases que vieram ao fórum e optaram por ficar perto dos seus filhos e filhas.

ENCAMINHAMENTOS E ATA

Confira aqui os encaminhamentos da 142ª PLENA do SINASEFE. O documento, em formato PDF, contém sete páginas: as quatro primeiras com as deliberações do fórum e as três últimas com as seis moções aprovadas pelos delegados da Plenária.

E confira aqui a ata com os debates completos do fórum registrados em narrativa textual. O documento, também em formato PDF, contém 13 páginas.

PRIMEIRO DIA

A PLENA começou na manhã de sexta-feira (29/04) com seu rito tradicional: leitura e aprovação da pauta; informes da DN; e informes das Seções Sindicais. Essas três etapas duraram até o início da tarde – pouco depois do retorno do almoço -, quando foram realizados os informes da comissão de credenciamento.

Antes do debate de conjuntura ter início, o servidor do Ibama Carlos Daniel Gomes (que foi formador em nosso Curso de Combate à Opressão de LGBT, em Manaus-AM – relembre na página 4 do nosso Boletim Eletrônico nº 567) denunciou o processo de demissão que está sofrendo por motivo de perseguição política e recebeu apoio das nossas bases presentes. Uma petição pública em defesa de Carlos Daniel foi criada e pode ser assinada aqui.

Outro fato que cabe registrar foi a saudação da Fasubra Sindical, representada por seu coordenador geral Gibran Jordão, que esteve mais uma vez presente em nosso evento.

A mesa de conjuntura teve dois palestrantes: Aparecida Fernandes, da base do Sinasefe Natal-RN, e Paulo Barela, da CSP-Conlutas. Em suas análises, eles expuseram duas perspectivas políticas distintas que estão em evidência na crise política atual: a pela defesa da democracia e contra o impeachment; e a contra a oposição de direita e contra o governo Dilma.

Após as exposições da mesa, delegados e observadores da PLENA inseriram suas ponderações sobre o tema. Uma pausa para coffee break foi feita e, após o lanche, todos retornaram ao auditório para finalizar as inscrições e encerrar o primeiro dia da 143ª PLENA.

SEGUNDO DIA

O sábado (30/04) começou com o debate sobre as teses do 30º CONSINASEFE – que não foram votadas no Congresso e remetidas à primeira PLENA pós-CONSINASEFE. Por não poderem ser votadas numa Plenária Nacional devido à natureza congressual dos efeitos das suas deliberações, as teses foram remetidas ao 31º Congresso do nosso Sindicato. As sete moções e os dois manifestos apresentados no 30º CONSINASEFE, no entanto, foram votadas e aprovadas pela 143ª PLENA.

Já pela tarde, foi a vez do ponto da agenda de eventos do SINASEFE. Em meio aos debates, o diretor da Fenet Guilherme Brasil compareceu à PLENA e deixou sua saudação aos presentes. Após exposição da relação de eventos previstos para 2016, o seguinte calendário foi aprovado:

  1. Região Centro-Oeste: Goiânia-GO
  2. Região Nordeste 1: Alagoas
  3. Região Nordeste 2: Piauí
  4. Região Norte: Belém-PA
  5. Região Sudeste: Belo Horizonte-MG
  6. Região Sul: A definir

O II Encontro Nacional de Educação (ENE), que será realizado em Brasília-DF de 16 a 18 de junho, finalizou o ponto de agenda, com seus informes sendo expostos pela pasta de Políticas Educacionais e Culturais.

Às 21h10min teve início a última pauta da PLENA, que elegeu os representantes do nosso Sindicato na CSP-Conlutas, na CNS, na CND e no CPRSC. Após as rodadas de apresentação e votação, os eleitos foram os seguintes:

  • CSP-Conlutas
  1. Aline Lima, do Ines-RJ, indicada pela chapa Sinasefe Para Lutar;
  2. David Lobão, do IFPB, indicado pela chapa Avançando na Luta e na Unidade.
  • CNS
  1. Adão Ferreira, do IFRJ, eleito como membro da base;
  2. Aliomar Silva, do IFES, indicado pela chapa Inconfidentes – Avançando na Luta e na Democracia;
  3. Beatriz Pallaoro, do IFSC, indicada pela chapa O Nosso Partido é a Base;
  4. Cristina Kaszuba, do Colégio Militar de Porto Alegre, eleita como membra da base;
  5. David Gatenha, do IFAM, indicado pela chapa Fórum Classista;
  6. Élcio Moura, do IFSP, indicado pela chapa Sinasefe Para Lutar;
  7. Jasiva Corrêa, do IFRS, indicada pela chapa Avançando na Luta e na Unidade;
  8. Mayara Esteves, do Ifal, eleita como membra da base;
  9. Paula Terezinha, do IF Farroupilha; eleita como membra da base;
  10. Tonny Martinho, do IFRN, indicado pela chapa Avançando na Luta e na Unidade.
  • CND e CPRSC
  1. Ariovan Martins, da EPCAR, indicado pela chapa Sinasefe Para Lutar;
  2. Elenira Vilela, do IFSC, indicada pela chapa Avançando na Luta e na Democracia;
  3. Hugo Brandão, do IFAL, indicado pela chapa Fórum Classista;
  4. Marco Antônio Vezzani, do IFSC, indicado pela chapa Avançando na Luta e na Unidade;
  5. Nara Quadros, do Colégio Politécnico de Santa Maria, indicada pela chapa O Nosso Partido é a Base;
  6. Pedro Ribeiro, do IFMA, indicado pela chapa Avançando na Luta e na Unidade.

Com o término dos preenchimentos das comissões, foram lidas e aprovadas as seis moções apresentadas no evento. Uma delas tomou a atenção do plenário em especial, por se tratar de um caso grave que está em andamento no IF Ceará: a ameaça de demissão do técnico-administrativo Márcio Cordulino da Silva.

Márcio, que ficou afastado do trabalho por licença médica e desde seu retorno não teve nenhuma falta injustificada, foi acusado de “abandono de emprego” e, sem ter sequer seu direito de ampla defesa garantido, teve sua demissão publicada pela reitoria. Ao questionar o fato, a publicação foi revogada, mas sem nenhuma garantia que a mesma não seria republicada.

Além da moção aprovada contra essas ações arbitrárias e ilegais da reitoria do IF Ceará, Márcio recebeu apoio e solidariedade dos presentes, e o SINASEFE NACIONAL se predispôs a mobilizar sua Assessoria Jurídica Nacional (AJN) para dar suporte à defesa do trabalhador.

E sem mais nada a debater da pauta inicial, o segundo dia da PLENA (e último de debates) foi encerrado às 23h25min.

TERCEIRO DIA

Na manhã de domingo, 1º de maio, terceiro e último dia do fórum, nossas bases foram à avenida paulista, onde integraram o grupo de cerca de quatro mil lutadores que construíram o ato do Dia do Trabalhador convocado por nossa Central Sindical e Popular – a CSP-Conlutas.

Durante as intervenções das entidades ao microfone, o SINASEFE foi representado pelo coordenador geral Williamis Vieira, que ressaltou os ataques do governo Dilma aos trabalhadores e reforçou que o SINASEFE deliberou em sua Plenária pela ida à manifestação contra o governo e contra a oposição de direita, e não às manifestações de apoio à Dilma que também aconteciam naquele momento na capital paulista.

A dispersão do ato teve início por volta das 14 horas e, com ele, foram findadas as atividades da 143ª PLENA. Confira aqui a matéria da CSP-Conlutas sobre o ato do 1º de maio classista na avenida paulista.

FOTOS

Confira os álbuns de fotos da 143ª PLENA disponíveis aqui em nosso site:

VÍDEOS

Relembre os debates desta Plenária Nacional consultando os arquivos do nosso canal de vídeos:

COBERTURA AO VIVO

  • 29/04/2016 (sexta-feira)
  1. Credenciamento
  2. Início em instantes
  3. Abertura e informes da DN
  4. Informes das Seções Sindicais
  5. Intervalo para almoço
  6. Retorno em instantes
  7. Reabertura
  8. Informes do credenciamento
  9. Demissão de Carlos Daniel Gomes
  10. Saudação da Fasubra Sindical
  11. Mesa de conjuntura política
  12. Coffee break
  13. Debate sobre conjuntura política
  14. Encerramento
  • 30/04/2016 (sábado)
  1. Início em instantes
  2. Abertura
  3. Teses do 30º CONSINASEFE
  4. Moções do 30º CONSINASEFE
  5. Lista das moções do 30º CONSINASEFE
  6. Intervalo para almoço
  7. Retorno em instantes
  8. Reabertura
  9. Agenda
  10. Saudação da Fenet
  11. Votações
  12. Encontros Regionais
  13. Coffee break
  14. Encontros Regionais
  15. II ENE
  16. Comissões: CSP-Conlutas
  17. Comissões: CNS
  18. Comissões: CND e CPRSC
  19. Moções e encerramento
  • 01/05/2016 (domingo)
  1. Concentração do ato
  2. Início do ato
  3. Participação do SINASEFE no ato
  4. Intervenção do SINASEFE no ato

CONTEÚDO RELACIONADO