Postagem atualizada em 24/06/2016 às 16h04
O SINASEFE, diversos sindicatos da educação, movimentos sociais e partidos de esquerda convidam lutadores e entidades da sociedade civil para o lançamento da Frente Contra o Projeto “Escola Sem Partido” (PL 867/2015), no próximo dia 13 de julho de 2016, quarta-feira, às 9h30min. A atividade acontecerá no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, localizado no Largo São Francisco de Paula, nº 1, Centro, Rio de Janeiro-RJ.
A ideia da criação da Frente foi amadurecida durante o II ENE, realizado entre 16 e 18 de junho em Brasília-DF, que contou com a participação de milhares de trabalhadores da educação e estudantes de todo país. Ao longo do painel temático realizado na manhã de sábado (18/06), a necessidade de fortalecer a mobilização e a unidade contra o chamado PL da Mordaça foi destaque. A sugestão de propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) contra a matéria também foi colocada nos debates do evento.O SINASEFE já se reuniu com representantes do PSOL para encaminhar esta medida jurídica (protocolar uma ação deste tipo é prerrogativa de partidos políticos).
Desde o final de 2015 o SINASEFE já possui deliberação de Plenária Nacional contra o projeto em questão. Durante a 139ª Plena, posterior ao Seminário Contra Ataques à Educação, o sindicato demonstrou seu repúdio a proposição e aprovou deliberação que denuncia a proposta.
Acesse o portal do programa e confira a série de absurdos.
Veja o inteiro teor do PL nº 867/2015.
Confira a matéria com resumo do painel temático no II ENE.
Visite aqui a fanpage da Frente Nacional contra o “Escola Sem Partido”.
*Matéria editada às 12h39min de 09/07/2016, com alterações do horário do evento.