Frente contra “Escola Sem Partido” nasce sob responsabilidade de impedir retrocessos na Educação Pública

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

Frente contra “Escola Sem Partido” nasce sob responsabilidade de impedir retrocessos na Educação Pública

Postagem atualizada em 15/07/2016 às 21h03

Se na matéria anterior começamos o texto com “chegou a hora”, podemos iniciar esta com um “enfim, aconteceu!”. A Frente Nacional contra o Projeto “Escola Sem Partido” está oficialmente lançada e podemos dizer, sem medo de errar, que o lançamento dela foi um sucesso.
Todos os quase 300 participantes do evento saíram muito animados do salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, no Rio de Janeiro-RJ, local onde a Frente deu seu pontapé inicial na última quarta-feira (13/07).
Este movimento nacional contra o PL “Escola Sem Partido”, que teve sua gênese ainda no II Encontro Nacional de Educação (ENE), nasceu a partir da aglutinação de centrais sindicais, sindicatos, partidos políticos e mandatos de esquerda, intelectuais, movimentos sociais, estudantis e populares em torno da luta contra a censura e a liberdade de opinião nos estabelecimentos de ensino.
Lançamento
A atividade que lançou a Frente contou com palestras dos professores Gaudêncio Frigotto (UERJ) e Roberto Leher (reitor da UFRJ), além de dezenas de intervenções dos representantes das organizações signatárias do manifesto à convocação do movimento.
O SINASEFE NACIONAL foi representado na ocasião pelo coordenador geral Williamis Vieira, que reforçou nosso chamado à unidade entre trabalhadores, juventude e povo pobre contra o governo Temer e contra a retirada de direitos.
Outros membros da nossa base e Direção Nacional (DN) também fizeram intervenções, como David Lobão (representando a CSP-Conlutas), Fabiano Faria (coordenador da mesa) e Ronaldo Naziazeno (representando o Espaço Unidade de Ação).
É válido ressaltar o papel fundamental que o SINASEFE NACIONAL teve na construção dessa Frente, iniciando sua convocação em nosso painel temático do II ENE.
Próximos passos
Os próximos passos da Frente devem ser a defesa dos educadores que estejam sendo perseguidos ou sancionados por leis municipais/distritais/estaduais com conteúdo análogo ao do PL 867/2015 (que contém programa do “Escola Sem Partido”) e o ingresso de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) ao PL e às suas “cópias” espalhadas pelas casas legislativas de todo o país.
As articulações dessas e outras lutas, assim como a organização da Frente para atuação política e de inserção do seu discurso junto à sociedade, serão debatidas a partir do próximo dia 19 de julho, numa reunião das entidades que compõem o movimento, a ser realizada em Brasília-DF, a partir das 13 horas, na sede do Andes-SN.
Fotos
Confira aqui o nosso álbum de fotos do lançamento da Frente Nacional contra o “Escola Sem Partido”, com 27 imagens da atividade.

Cobertura ao vivo
Relembre as peças da cobertura ao vivo realizada em nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter):
Vídeo
Assista aqui ao lançamento da Frente Nacional em vídeo, a partir da gravação disponibilizada em nosso canal do YouTube.
A transmissão ao vivo via hangout, que estava prevista para o evento, não foi possível devido a falta de conexão com internet de boa qualidade no espaço.
Leia também
Conteúdo relacionado