Postagem atualizada em 15/07/2016 às 21h03
Se na matéria anterior começamos o texto com “chegou a hora”, podemos iniciar esta com um “enfim, aconteceu!”. A Frente Nacional contra o Projeto “Escola Sem Partido” está oficialmente lançada e podemos dizer, sem medo de errar, que o lançamento dela foi um sucesso.
Todos os quase 300 participantes do evento saíram muito animados do salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, no Rio de Janeiro-RJ, local onde a Frente deu seu pontapé inicial na última quarta-feira (13/07).
Este movimento nacional contra o PL “Escola Sem Partido”, que teve sua gênese ainda no II Encontro Nacional de Educação (ENE), nasceu a partir da aglutinação de centrais sindicais, sindicatos, partidos políticos e mandatos de esquerda, intelectuais, movimentos sociais, estudantis e populares em torno da luta contra a censura e a liberdade de opinião nos estabelecimentos de ensino.
Lançamento
A atividade que lançou a Frente contou com palestras dos professores Gaudêncio Frigotto (UERJ) e Roberto Leher (reitor da UFRJ), além de dezenas de intervenções dos representantes das organizações signatárias do manifesto à convocação do movimento.
O SINASEFE NACIONAL foi representado na ocasião pelo coordenador geral Williamis Vieira, que reforçou nosso chamado à unidade entre trabalhadores, juventude e povo pobre contra o governo Temer e contra a retirada de direitos.
Outros membros da nossa base e Direção Nacional (DN) também fizeram intervenções, como David Lobão (representando a CSP-Conlutas), Fabiano Faria (coordenador da mesa) e Ronaldo Naziazeno (representando o Espaço Unidade de Ação).
É válido ressaltar o papel fundamental que o SINASEFE NACIONAL teve na construção dessa Frente, iniciando sua convocação em nosso painel temático do II ENE.
Próximos passos
Os próximos passos da Frente devem ser a defesa dos educadores que estejam sendo perseguidos ou sancionados por leis municipais/distritais/estaduais com conteúdo análogo ao do PL 867/2015 (que contém programa do “Escola Sem Partido”) e o ingresso de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) ao PL e às suas “cópias” espalhadas pelas casas legislativas de todo o país.
As articulações dessas e outras lutas, assim como a organização da Frente para atuação política e de inserção do seu discurso junto à sociedade, serão debatidas a partir do próximo dia 19 de julho, numa reunião das entidades que compõem o movimento, a ser realizada em Brasília-DF, a partir das 13 horas, na sede do Andes-SN.
Fotos
Confira aqui o nosso álbum de fotos do lançamento da Frente Nacional contra o “Escola Sem Partido”, com 27 imagens da atividade.
Cobertura ao vivo
Relembre as peças da cobertura ao vivo realizada em nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter):
Vídeo
Assista aqui ao lançamento da Frente Nacional em vídeo, a partir da gravação disponibilizada em nosso canal do YouTube.
A transmissão ao vivo via hangout, que estava prevista para o evento, não foi possível devido a falta de conexão com internet de boa qualidade no espaço.
Leia também
- Frente nacional vai combater projetos que proíbem debate na sala de aula – Fonte: Aduff-SS (15/07/2016)
- Frente Nacional contra o Projeto “Escola Sem Partido” é lançada no Rio de Janeiro – Fonte: Andes-SN (14/07/2016)
- Frente Nacional contra o Projeto “Escola Sem Partido” foi lançada nesta quarta-feira – Fonte: CSP-Conlutas (14/07/2016)
- Lançada Frente Nacional contra o Projeto “Escola Sem Partido” – Fonte: EPSJV (14/07/2016)
- Lançamento da Frente contra o “Escola Sem Partido” reúne mais de 300 no Rio – Fonte: Confetam (14/07/2016)
- Frente Nacional contra Projeto “Escola Sem Partido” é lançada no Rio – Fonte: Rede Brasil Atual (14/07/2016)
- Frente Nacional contra o projeto “Escola Sem Partido” é lançada no Rio de Janeiro – Fonte: CNTE (14/07/2016)
- Rio de Janeiro tem Frente contra “Escola Sem Partido” – Fonte: Rede TVT (13/07/2016)
- Lançamento da Frente Nacional Contra o Projeto “Escola Sem Partido” teve presença da Fasubra Sindical – Fonte: Fasubra (13/07/2016)
- Lançamento da Frente Nacional contra o PL “Escola Sem Partido” – Fonte: CUT-RJ (13/07/2016)
- Frente Nacional contra o PL “Escola Sem partido” foi lançada hoje no Rio – Fonte: Feteerj (13/07/2016)
- Homenagem a Diego marca início do ato da frente contra “mordaça” nas escolas – Fonte: Aduff-SS (13/07/2016)
Conteúdo relacionado
- Frente contra “Escola Sem Partido” será lançada nesta quarta no RJ (12/07/2016)
- Frente Contra Escola Sem Partido aprova manifesto e organiza lançamento (08/07/2016)
- Frente Nacional contra o “Escola Sem Partido” lança fanpage (01/07/2016)
- Frente Contra “Escola Sem Partido” será lançada no próximo dia 13/07 (24/06/2016)
- SINASEFE NACIONAL organizou painel no II ENE que debateu ações contra o Projeto “Escola Sem Partido” (18/06/2016)
- Arquivos para download da Frente Nacional contra o “Escola Sem Partido”