Nota das Centrais Sindicais: Continuar e Ampliar a Mobilização Contra a Retirada de Direitos!

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

Nota das Centrais Sindicais: Continuar e Ampliar a Mobilização Contra a Retirada de Direitos!

Postagem atualizada em 05/05/2017 às 1h32

As Centrais Sindicais, reunidas na tarde desta quinta feira (04/05), avaliaram a Greve Geral do dia 28 de abril como a maior mobilização da classe trabalhadora brasileira. Os trabalhadores demonstraram sua disposição em combater o desmonte da Previdência social, dos direitos trabalhistas e das organizações sindicais de trabalhadores.

A forte paralisação teve adesão nas fábricas, escolas, órgãos públicos, bancos, transportes urbanos, portos e outros setores da economia e teve o apoio de entidades da sociedade civil como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público do Trabalho, associações de magistrados e advogados trabalhistas, além do enorme apoio e simpatia da população, desde as grandes capitais até pequenas cidades do interior.

As Centrais Sindicais também reafirmaram sua disposição de luta em defesa dos direitos e definiram o seguinte calendário para continuidade e ampliação das mobilizações.

8 a 12 de maio

  • Comitiva permanente de dirigentes sindicais no Congresso Nacional para pressionar os deputados e senadores e também atividades em suas bases eleitorais para que votem contra a retirada de direitos;
  • Atividades nas bases sindicais e nas ruas para continuar e aprofundar o debate com os trabalhadores e a população, sobre os efeitos negativos para a toda sociedade e para o desenvolvimento econômico e social brasileiro.

15 a 19 de maio

  • #OcupaBrasília: conclamamos toda a sociedade brasileira, as diversas categorias de trabalhadores do campo e da cidade, os movimentos sociais e de cultura, a ocuparem Brasília-DF para reiterar que a população brasileira é frontalmente contra a aprovação da Reforma da previdência, da Reforma Trabalhista e de toda e qualquer retirada de direitos;
  • Marcha a Brasília-DF: em conjunto com as organizações sindicais e sociais de todo o país, realizar uma grande manifestação em Brasília contra a retirada de direitos.

Se isso ainda não bastar, as Centrais Sindicais assumem o compromisso de organizar um movimento ainda mais forte do que foi o 28 de abril.

Por fim, as Centrais Sindicais aqui reunidas convocam todos os sindicatos de trabalhadores do Brasil para mobilizarem suas categorias para esse calendário de lutas.

Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB)

Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB)

CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular

Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB)

Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Força Sindical

Intersindical – Central da Classe Trabalhadora

Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST)

União Geral dos Trabalhadores (UGT)