Atualizado no 31º CONSINASEFE, novo Estatuto está homologado

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

Atualizado no 31º CONSINASEFE, novo Estatuto está homologado

Postagem atualizada em 29/09/2017 às 13h34

Nesta quarta-feira (27/09), o SINASEFE finalizou a homologação de seu novo Estatuto, modificado pelo 31º CONSINASEFE. A nova composição da Direção Nacional (DN) da entidade, com 21 dirigentes titulares e seis suplentes, e a criação das coordenações de Mulheres e de Combate às Opressões, são algumas das novidades. Esta é a 11ª versão do documento, que está disponível em PDF escaneado e em PDF texto.

Inovações

Além da nova composição da DN, o novo estatuto prevê a eleição anual do Conselho de Ética, colegiado que substituirá as antigas comissões de ética e de apuração prévia. A composição paritária de gênero, assegurando a participação de 50% de mulheres na Direção Nacional do SINASEFE, também é um item novo.

Assim como ocorre em outras versões do Estatuto, as Seções Sindicais que compõem o SINASEFE também deverão atualizar seus regimentos a partir desta nova versão.

Prazos

De acordo com o novo estatuto, as Seções Sindicais têm o prazo até o próximo CONSINASEFE ordinário para modificar seus Regimentos Internos, adequando-os respectivo Estatuto.

Teses

As alterações no Estatuto foram aprovadas a partir da elaboração e debate de teses ao último congresso. Para conhecer todos os textos apresentados consulte o caderno de teses do 31º CONSINASEFE. Confira ainda a matéria sobre as teses aprovadas divulgada no Informativo SINASEFE nº 7, de agosto de 2017.

Atas

Outro documento disponibilizado também nesta semana pelo SINASEFE foi a Ata do 31º CONSINASEFE, disponível em versão escaneada e PDF texto.

31º CONSINASEFE

Realizado entre os dias 18 e 21 de maio de 2017, o 31º CONSINASEFE alcançou a marca de maior congresso estatuinte do sindicato nacional, em número de participantes. A capital baiana recebeu 599 participantes, sendo 471 delegados e 128 observadores, representando 61 Seções Sindicais do SINASEFE. Além de ir às ruas de Salvador para denunciar o golpista Michel Temer e suas reformas, os congressistas debateram e aprovaram alterações estatutárias previstas em 12 teses.

Conteúdo relacionado

Índice de conteúdo do 31º CONSINASEFE

Congressistas modificam estatuto e rejeitam desfiliação no encerramento do 31º CONSINASEFE (21/05/2017)

Novo Estatuto e ata do 29º CONSINASEFE já podem ser baixados aqui no site (17/09/2015)