Conape 2018: balanço da participação do Sinasefe

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

Conape 2018: balanço da participação do Sinasefe

Postagem atualizada em 07/06/2018 às 14h11

Entre os dias 24 e 26 de maio o SINASEFE participou da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), realizada em Belo Horizonte-MG sob coordenação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).
Confira abaixo a nota da Direção Nacional (DN) sobre a participação do SINASEFE na Conape:

Balanço da participação do SINASEFE na Conape
O SINASEFE participou da Conape, evento ocorrido entre 24 e 26 de maio, na condição de entidade observadora. Alugamos um estande no evento e divulgamos nossa política para a Rede Federal de Educação com materiais informativos. Estiveram presentes pela DN Aliomar da Silva, Ana Bastos, Cristiane Gonzaga, Michel Torres, Thaís Louzada e Weliton Rosário, bem como sindicalizados da base. Nossa linha foi procurar fazer qualquer contraponto às defesas de propostas privatizantes para a Educação, apostando na defesa da Educação Pública, Gratuita, Laica, de Qualidade e Socialmente Orientada, comprometida com os interesses da classe trabalhadora.
Destacamos como ponto positivo o fato de podermos trocar experiências coletivas, ainda que limitadas, com outras entidades de educação, como o Andes-SN, bem como divulgar nossa política para a Rede Federal. Trata-se de um evento coletivo que procura produzir um documento final de resolução coletiva no campo da Educação Não-Golpista, o que por si só é um esforço que deva ser reconhecido.
Enquanto elemento negativo do evento, sentimos falta de debates políticos de conjuntura, particularmente do contexto de crise e turbulência social ocasionada na mesma semana com a deflagração da greve dos caminhoneiros. O documento político aprovado no evento sequer aponta para uma unificação das lutas sociais rumo à mobilizações nacionais concretas, como a própria possibilidade de construção unitária junto às centrais sindicais da greve geral a fim de se reverter todo retrocesso golpista em curso.
As entidades protagonistas da Conape, notadamente CNTE, CTB e CUT, reforçaram um caráter eleitoral ao evento, com exaltação acrítica a política do PT, especialmente em torno do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff. Entendemos que um evento de Frente Única em torno da defesa da Educação Pública e da luta dos servidores públicos não pode se confundir com uma Frente Eleitoral; antes disso, faz parte da essência do SINASEFE a defesa do sindicalismo independente de governos e/ou partidos.
Tais aspectos evidenciam, a nosso ver, a limitação da Conape enquanto um polo aglutinador de resistência crítica e com independência de classes, em defesa da Educação Pública e da Rede Federal. Como sugestão, pensamos que o SINASEFE e entidades parceiras devam investir de modo mais qualitativo, a fim de disputar suas concepções, e impulsionar um contraponto crítico às entidades educacionais restritas ao campo lulopetista.
DN do SINASEFE
Álbum de fotos
Confira nosso álbum com as fotos da participação do SINASEFE na Conape: clique aqui para ir até ele.

Downloads
Conteúdo relacionado