SINASEFE está na construção do Fórum de Luta pelos Diretos e Liberdades Democráticas

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

SINASEFE está na construção do Fórum de Luta pelos Diretos e Liberdades Democráticas

Postagem atualizada em 20/12/2018 às 19h44

Por deliberação da 154ª Plenária Nacional, o SINASEFE vem se movimentando para construir uma Frente com um programa classista, que se coloque como alternativa de direção para a classe trabalhadora na luta contra o governo neofascista de Bolsonaro.

Por iniciativa do Andes-SN, que promoveu um debate sobre a reorganização da classe trabalhadora brasileira, iniciou-se um processo onde já foram realizadas duas reuniões, nas quais passos importantes estão sendo construídos coletivamente com outras entidades, no sentido de construir uma Frente com um programa classista.

Neste espaço foi acordado constituir o Fórum Nacional Sindical, Popular e da Juventude de Lutas Pelos Direitos e Liberdades Democráticas com os seguintes eixos de ação:

  1. Defesa dos direitos trabalhistas e contra o fim do Ministério do Trabalho;
  2. Defesa da previdência pública e universal;
  3. Defesa da educação e da saúde públicas, gratuitas e de qualidade;
  4. Defesa da política de igualdade racial, de gênero e respeito à diversidade sexual;
  5. Defesa das liberdades democráticas;
  6. Defesa da reforma urbana e agrária;
  7. Contra a criminalização dos movimentos sociais;
  8. Pela revogação da EC 95/2016;
  9. Em defesa do emprego, salário e moradia;
  10. Em defesa do setor público estatal e contra as privatizações;
  11. Pela liberdade de ensinar e de aprender, em defesa da autonomia das instituições de ensino públicas.

O SINASEFE está fortalecendo este espaço, que já surge como um importante instrumento da classe trabalhadora na construção de sua alternativa de direção política. Hoje constam nele as participações das seguintes entidades: CSP-Conlutas, Intersindical-Central, Intersindical-Instrumento de Luta, Andes-SN, Fasubra Sindical, Fenametro, Fenasps, Fenet, Oposição Alternativa da Apeoesp, SINASEFE, Sindisprev-RS, Sinsprev-SP, Sinpeem, Sinpro-Guarulhos, Sintrajud e Unidade Classista.

A próxima reunião do grupo ocorrerá em São Paulo-SP, no dia 18 de janeiro, onde serão discutidos o manifesto e o lançamento do Fórum.

Desejamos contar com a participação das seções sindicais e bases do SINASEFE nas atividades construídas pelo Fórum, tanto no seu lançamento nacional quanto nas tarefas de construção do Fórum em cada estado.

Vídeo

Veja também as informações sobre o Fórum de Luta do vídeo acima, gravado ontem (19/12) pelo diretor David Lobão (coordenador geral).