3º ENE: educadores e estudantes debatem projeto classista e democrático

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

3º ENE: educadores e estudantes debatem projeto classista e democrático

Postagem atualizada em 11/04/2019 às 19h45

“Por um Projeto Classista e Democrático de Educação”, estudantes e trabalhadores da área se reunirão na capital federal neste final de semana: entre os dias 12 e 14 de abril, na Universidade de Brasília (UnB), o 3º Encontro Nacional de Educação (ENE) debaterá o tema com a participação de mais de 900 pessoas!

Acompanhe ao vivo

A cobertura ao vivo do 3º ENE pode ser acompanha no hotsite e na fanpage de Facebook do evento. Acesse e confira nos seguintes endereços:

Programação

O início dos trabalhos do 3º ENE se dará com uma mesa de abertura, com a participação das entidades da Conedep (organizadora do evento, que conta com o SINASEFE entre seus membros), na manhã de sexta (12/04). No período da tarde as lutas internacionais e nacionais pela educação pública estarão em pauta. A noite de sexta será dedicada ao painel Movimentos sociais e as experiências de educação popular no Brasil.

No sábado, os participantes debaterão os ataques à educação pública e a reafirmação do projeto classista, com a divisão em Grupos de Trabalho (GTs) dedicados à discussão dos eixos do evento. Confira a programação completa a seguir:

Sexta-feira (12/04/2019)

8 horas: Credenciamento/acolhimento das caravanas

10 horas: Mesa de abertura

11h30min: Almoço

13h30min: Capitalismo e Educação – Lutas internacionais e nacionais pela educação pública. Participantes: professora Virgínia Fontes (UFF), professora Maria de La Luz Arriaga (México) e professora Nara Cladera (França)

17 horas: Jantar

18h30min: Ato Cultural

19 horas: Movimentos Sociais e as experiências de educação popular no Brasil. Participantes: MST, MTST, Rede Emancipa, Movimento Educação Popular, Luta Popular, Núcleo de Educação Popular 13 de Maio, Neabi

Sábado (13/04/2019)

8h30min: Os ataques à educação pública e a reafirmação do projeto classista. Participantes: professor Fernando Penna (UFF) e professora Raquel Dias Araújo (Andes-SN)

11h30min: Almoço

13h30min: GTs

17h30min: Jantar

Domingo (14/04/2019)

8h30min: Plenária final

Eixos

O 3º ENE possuirá nove eixos de debates. São eles:

  • Conhecimento, Currículo e Avaliação;
  • Formação de trabalhadores da educação;
  • Trabalho na Educação e Condições de Estudo;
  • Universalização da Educação, Acesso e Permanência;
  • Gestão/Organização do Trabalho Escolar;
  • Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais;
  • Financiamento da Educação;
  • Organização da Classe Trabalhadora;
  • Democracia, autonomia no espaço educacional e liberdade de cátedra/ensinar.

Sobre o evento (histórico e próxima edição)

1º ENE: gestado a partir da necessidade de formulação de um projeto classista de Educação, o ENE teve seu início em 2014, numa edição de estréia que aconteceu no Rio de Janeiro-RJ, de 8 a 10 de agosto, e teve mais de 3.600 estudantes e trabalhadores inscritos.

2º ENE: se a tarefa do 1º ENE foi aglutinar os lutadores, o 2º ENE avançou na construção e formulação desse projeto, levando mais de 2.000 pessoas a Brasília-DF entre 18 e 20 de junho de 2016.

Escola Sem Mordaça: foi no 2º ENE que o SINASEFE realizou um painel sobre a necessidade de uma frente ampla contra o movimento Escola Sem Partido e desse painel – que teve que sair da sala em que estava e ir ao pátio da UnB por conta da superlotação do espaço – nasceu a Frente Nacional Escola Sem Mordaça.

3º ENE: o 3º ENE tem como temário “Por um Projeto Classista e Democrático de Educação” e acontecerá de 12 a 14 de abril de 2019, novamente na capital do país.

Conteúdo relacionado