NotíciasPerfil

Tamikuã Pataxó estará no 3º Encontro de Mulheres

Postagem atualizada em 22/08/2022 às 9h37

A mesa “Da margem ao centro: Políticas Afirmativas, mulheres negras, indígenas e quilombolas no protagonismo das lutas sociais”, que acontecerá dia 19/08 (sexta-feira), a partir das 14h, contará com a presença da palestrante Tamikuã Pataxó.

Tamikuã Faustino Pataxó, 54 anos, é coordenadora da Arpin Sudeste, educadora da cultura, palestrante, ativista e artesã. Luta diariamente contra todos os retrocessos. Idealizadora do projeto Múka Mukaú, (encontro de cultura e feira de artes indígena). Guerreira, esteve em Brasília na luta pela terra e pela vida de junho a dezembro de 2021.

Vive com o Povo Guarani Mbya integrante da comunidade Tekoa Itakupe, na Terra Indigena Guajará, São Paulo-SP. Liderança Indígena, artista plástica, ceramista, poeta, bacharel em Serviço Social e parte do feminismo comunitário de Abya Yala. Desde criança viveu em seu corpo as consequências e as alegrias de lutar para defender e recuperar os territórios do povos originários de Pindorama (Brasil), não só física, mas também espiritualmente. A artista entende as artes como instrumento de luta e defesa dos corpos, territórios e conhecimentos dos povos originários.

Sobre o evento

O 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE será realizado no período de 18 a 21 de agosto, no Praia Centro Hotel, em Fortaleza-CE. O tema desta edição será: As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos. Confira aqui a programação completa.