Reforma AdministrativaEventosNotíciasPolítica

11 a 15 de outubro: Mobilizações nas bases contra a PEC 32/2020

Postagem atualizada em 19/10/2021 às 13h07

A luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) vai continuar nessa semana de 11 a 15 de outubro! Depois de quatro jornadas consecutivas em Brasília-DF – 14/09 a 16/09; 20/09 a 23/09; 28/09 a 30/09; e 05 a 07/10 – voltaremos às bases, em cada estado, para pressionar os deputados e pedir votos contra o projeto de desmonte dos serviços públicos.

Esse retorno às bases acontece devido ao feriado de 12 de outubro, quando o expediente semanal da Câmara dos Deputados será reduzido e muitos parlamentares sequer virão à capital do país.

Carta Aberta

Tão importante quanto fortalecer nossa política de pressão sobre os deputados – dessa vez de maneira descentralizada, em suas bases eleitorais – será distribuir a Carta Aberta da Campanha Contra PEC 32 aos parlamentares e também dar visibilidade à ela para a sociedade, buscando espaços em rádios e televisões locais para explicar os motivos da luta do nosso movimento contra a Reforma Administrativa.

Compra de votos já começou

Essa mobilização nas bases acontecerá pouco depois da divulgação da notícia apurada pelo Correio Braziliense de que Arthur Lira (PP-AL) e Paulo Guedes acordaram o pagamento de R$ 20 milhões para compra de cada voto em favor da Reforma Administrativa.

Os valores para a aprovação da PEC 32/2020 chegariam à casa dos R$ 6,16 bilhões de dinheiro público para tentar garantir os votos necessários. A verba seria liberada através de recursos de emendas do relator do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2022, deputado Hugo Leal (PSD-RJ). Os possíveis “agraciados” seriam parlamentares do Centrão e da base de Bolsonaro.

Diante desse contexto, nossa mobilização se torna ainda mais necessária, principalmente no Rio de Janeiro, sob o deputado Hugo Leal. Ele pode até relatar a distribuição das emendas, mas sabendo que: se votar, não volta!

Unidade na luta

A unidade desta luta também é fundamental para reforço do nosso número de militantes pró-serviços públicos. Por isso o Fonasefe e o SINASEFE orientam que os servidores públicos federais e as seções do nosso sindicato atuem conjuntamente com os funcionalismos públicos estaduais e municipais.

Materiais para reprodução

Os materiais da nossa campanha contra a PEC 32/2020 e da campanha do Fonasefe em defesa do serviço público podem ser reproduzidos pelas seções nos estados. Relembre deles nos links abaixo:

Agenda da semana

Por fim, lembramos que na semana que vem, de terça-feira (12/10) até o domingo (17/10), teremos cinco importantes datas para serem lembradas por nossa base:

  1. Na terça-feira, dia 12 de outubro, celebramos o Dia Nacional da Luta por Creches.
  2. Na quarta-feira, dia 13 de outubro, teremos a abertura do II Encontro de Mulheres do Sinasefe IF Baiano.
  3. Na sexta-feira, dia 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor.
  4. No sábado, dia 16 de outubro, celebramos o Dia Mundial da Alimentação.
  5. E no domingo, dia 17 de outubro, celebramos o Dia Mundial para Erradicação da Pobreza.