Notícias

11º Encontro de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social destaca necessidade da participação de todos(as) nas lutas

Postagem atualizada em 03/02/2012 às 21h00

Entre os dias 16 e 29 de janeiro, mais de 150 sindicalizados e sindicalizadas participaram do 11º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social do SINASEFE, em Aracaju-SE.

A partir do tema central dos debates, “As reformas da previdência e os fundos de previdência privada”, os(as) participantes destacaram a necessidade da participação de todos os segmentos de servidores(as) para enfrentar os ataques dos governos aos trabalhadores(as).

Além da abertura oficial, com a participação da Coordenação Geral do SINASEFE, da Coordenação Geral da Seção Sindical de Sergipe e de integrantes das pastas de pessoal aposentado nas respectivas entidades, o primeiro dia de debates, abordou a preparação para a aposentadoria. As falas destacaram a importância do governo desenvolver programas que auxiliem os(as) servidores(as) também nessa fase de encerramento da carreira. Foram colocadas também questões como segurança e saúde dos trabalhadores(as), temas que precisam ser priorizados nos locais de trabalho.

Durante o segundo dia de evento, a formação sindical e a consequente análise de conjuntura deram o tom dos debates. A palestra da manhã chamou atenção para os constantes ataques sofridos pelos(as) trabalhadores(as) especialmente por aqueles que já se aposentaram. Participantes também compartilharam experiências pessoais e reforçaram o quanto é indispensável a participação dos(as) aposentados(as) nas mobilizações e lutas sindicais.

Ainda no segundo dia, foi realizado o debate sobre os planos de previdência, as reformas recentes e o Projeto de Lei 1992/2007 (Previdência Complementar). Com a participação da assessoria jurídica do sindicato nacional e da seção sindical, as dúvidas sobre essa temática foram debatidas a fundo.

No encerramento do evento, os(as) participantes do encontro analisaram as atividades realizadas e escreveram a carta do encontro. O documento, disponível no site do SINASEFE, apresenta 14 pontos chave para a defesa dos trabalhadores(as).