Combate às opressõesNotícias

12/06: Dia Mundial da Luta Contra o Trabalho Infantil

Postagem atualizada em 12/06/2022 às 20h22

Neste domingo, dia 12 de junho, temos a passagem do Dia Mundial da Luta Contra o Trabalho Infantil. Essa data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes.

É necessário, ainda nos dias de hoje, potencializar esforços para acelerar a erradicação do trabalho infantil no Brasil e no mundo. Ano após ano, vemos promoções do fortalecimento de agendas nacional e internacional de combate ao trabalho infantil, integrando ações das políticas públicas de Assistência Social, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Trabalho.

Contudo, esses esforços ainda se mostram insuficientes, visto que a prática de submeter crianças ao trabalho formal, que deveria ser exclusividade da população adulta, ainda existe em larga escala – e de maneira ilegal!

Sete anos atrás, em 2015, a campanha do dia 12 de junho adotou a orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aprovada em Genebra (Suíça), de vincular o esforço de erradicação do trabalho infantil, destacando a importância da educação de qualidade como fator estratégico de combate ao trabalho de crianças e adolescentes.

Para tanto, é preciso garantir que a educação formal de qualidade, aliada às ações da proteção social, contribuam de forma efetiva para a superação do ciclo intergeracional de pobreza.

O SINASEFE, como entidade de trabalhadores e trabalhadoras da Educação Pública, compreende o seu papel central nessa engrenagem mundial pela erradicação do trabalho de menores de idade, tendo em vista que o melhor caminho para erradicar a prática do trabalho infantil é garantir às crianças o direito à infância e à educação.

Essa luta também é da nossa categoria e dela não abrimos mão. Lugar de criança é na escola, não no trabalho!

* Matéria escrita com informações do Sistema Único de Assistência Social do Ministério da Cidadania