Notícias

12/10: Dia Nacional da Luta por Creches

Postagem atualizada em 13/10/2021 às 16h12

Ontem, dia 12 de outubro, além do Dia das Crianças foi celebrado também o Dia Nacional de Luta por Creches, um direito das crianças assegurado pela Constituição Federal (Artigo 208, inciso IV).

A creche, além de um direito constitucional, também é uma política pública fundamental para enfrentarmos as desigualdades de gênero, em especial no mundo dos trabalhos, uma vez que é sobre as mulheres que recai grande responsabilização pelo cuidado com as crianças.

A oferta de creches públicas impactam diretamente nas oportunidades, entrada ou retomada das mães no mercado de trabalho.

Assim, nesta data, se faz importante levantarmos o debate sobre as inúmeras dificuldades enfrentadas por mães para se manterem no mercado de trabalho e nos estudos. Sendo necessária a implementação de políticas públicas de creche e educação infantil de qualidade.

Atualmente, um terço das crianças de zero a três anos, de famílias com menor renda no Brasil, estão fora da escola porque não existe vaga ou creche perto delas – dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por tudo isso, a creche continua sendo uma importante bandeira das lutas por igualdade de gênero na garantia dos direitos das mulheres e das crianças.

O SINASEFE apoia essa luta e desde 2016, em todos os seus eventos presenciais, disponibiliza creche para filhas(os) de sindicalizadas(os) que tenham de zero a doze anos de idade.

Homenagens anteriores

* Texto escrito com informações da Casa da Mulher Trabalhadora