ESCIMEEventosNotícias

14º ESCIME: cobertura do 3º dia

Postagem atualizada em 27/11/2022 às 13h55

O SINASEFE realiza, entre 25 e 27/11, no Praia Centro Hotel, em Fortaleza-CE, o 14º Encontro dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIME). Confira a programação completa do evento aqui. Acompanhe nesta postagem a cobertura do 3º dia de evento (27/11 – domingo). Os acontecimentos aparecem na ordem dos mais recentes aos mais antigos, com imagens e textos descritivos abaixo:

11:38 às 12:00 – Encerramento do 14º ESCIME teve a participação das coordenadoras gerais Elenira Vilela e Artemis Martins. A seção anfitriã do evento, Sindsifce, também esteve representada, com a participação da diretora Raquel Nepomuceno. Todas parabenizaram os participantes, destacando a importância da presença de cada um(a) dos(as) 74 presentes.

11:32 às 11:37 – No encerramento dos trabalhos do 14º ESCIME, Isabel Cristina, da seção sindical IFPA, CTRB e Ciaba, fez a leitura de um poema honrando a memória da servidora Marlete Passos.

10:35 às 11:31 – Participantes debateram e aprovaram dezenas de encaminhamentos que serão sistematizados e divulgados em breve, além de serem remetidos à uma PLENA do SINASEFE. Uma moção de apoio e solidariedade ao servidor Marcelo Assunção, que está sofrendo PAD injusto, também foi aprovada. A próxima sede prevista para o 15º ESCIME será a cidade de Vitória-ES, com indicativo do mês de novembro de 2023.

10:28 – A Comissão de Articulação e Negociação dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa será composta por doze pessoas:

Servidores Civis da Força Aérea

  • Ariovan da Silva Martins (Seção Barbacena, trabalhador da Escola Preparatória de Cadetes do Ar) – TITULAR
  • Emiliana da Consolação Ladeira (Seção Barbacena, trabalhadora aposentada da Escola Preparatória de Cadetes do Ar) – SUPLENTE
  • Isabel Cristina Lopes da Silva (Seção IFPA, CTRB e Ciaba, trabalhadora aposentada do Colégio Tenente Rego Barros) – TITULAR
  • Luiz Otavio Monteiro Barroso (Seção sindical IFPA, CTRB, Ciaba, trabalhador do Colégio Tenente Rego Barros) – TITULAR

Servidores Civis da Marinha

  • Antonio Luiz Santana (Seção Sinasefe Ifes, trabalhador da Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo) – TITULAR
  • Ana Paula de Oliveira Pires (Seção Sinasefe IFSC, trabalhadora da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina) – TITULAR
  • Gizella Menezes Rodriges (Seção CMR-EAMPE, trabalhadora da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco) – SUPLENTE
  • Rosa Santos (Seção CMRJ, trabalhadora do Colégio Naval) – TITULAR

Servidores Civis do Exército

  • Flávio dos Santos Barbosa (Seção Sinasefe CMR-EAMPE, trabalhador do Colégio Militar de Recife) – TITULAR
  • Cristina Kaszuba de Freitas (Seção Aprofcmpa, trabalhadora do Colégio Militar de Porto Alegre) – TITULAR
  • Juliene Kely Zanardi (Seção CMRJ, trabalhadora do Colégio Militar do Rio de Janeiro) – SUPLENTE
  • Karla Simões de Andrade Lima Bertotti (Seção Sinasefe CMR-EAMPE, trabalhadora do Colégio Militar de Recife) – TITULAR

09:41 às 10:21 – A escolha dos representantes de trabalhadores(as) civis da Marinha e Aeronáutica para a comissão se deu por consenso. No caso dos representantes do Exército foram apresentadas seis candidaturas para quatro vagas, sendo realizada uma eleição com votos em até três candidatos.

09:07 às 09:40 – Participantes definiram os critérios para apresentação de candidaturas à Comissão de Articulação e Negociação. Respeitada a paridade de gênero, serão eleitas(os) três representantes de trabalhadores(as) civis em cada força armada (Exército, Marinha e Aeronáutica) e três suplentes (um de cada força), totalizando 12 integrantes.

09:05 – Elenira Vilela, coordenadora geral do SINASEFE, apresentou um rápido informe sobre a participação recente do SINASEFE no XXI Congresso da CEA. “Importante compreender que os ataques à educação infelizmente acontecem em nível global. Escutamos os relatos do México e de outros países e percebemos muitas semelhanças” comentou.

08:52 às 09:02 – Último dia de evento foi iniciado com a inversão da pauta prevista. Primeiro ponto de debate será a eleição da comissão de articulação e negociação, em seguida as deliberações do 14º ESCIME.

08:42 – Participantes reverenciaram a memória das servidoras Monique Ridge (CMRJ) e Marlete Passos (CTRB), que faleceram recentemente. A situação de assédio sofrida em seus ambientes de trabalho contribuiu para o adoecimento das companheiras e isso, certamente, teve impacto no agravamento de seus quadros de saúde.

08:30 – Os “trabalhos” das crianças do Sinasefinho começaram animados neste terceiro da de evento. Crianças aproveitam a recreação na piscina do hotel.

Programação prevista

27 de novembro de 2022 (domingo)

  • 08:00 – Deliberações
  • 11:00 – Eleição da comissão de articulação e negociação
  • 12:00 – Encerramento
  • 14:00 – 2º evento cultural

Conteúdo relacionado