Combate às opressõesNotícias

16/10: Dia Mundial da Alimentação

Postagem atualizada em 19/10/2021 às 12h45

No último sábado (16/10) tivemos a passagem do Dia Mundial da Alimentação, data que é lembrada em mais de 150 países (entre eles o Brasil) como um importante marco para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

Este Dia Mundial, que teve início em 1981, também corresponde também ao aniversário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), fundada em 1945.

Infelizmente, para um país que já teve programas de combate à fome mundialmente reconhecidos, como o Fome Zero, o Brasil não tem muito a comemorar. Estamos novamente no mapa global da fome.

No Brasil de Bolsonaro, temos um inimigo pior que a COVID-19 atacando a população: o próprio governo. O país vivencia uma tragédia com os resultados de uma política econômica desastrosa, que já resultou em mais de 14 milhões de desempregados e na maior inflação dos últimos 15 anos.

55,2% da população brasileira não necessariamente come três refeições ao dia, segundo o relatório mais recente da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PenSSAN), formada por pesquisadores de todo o país. O mesmo levantamento indica mais de 19 milhões de brasileiros em privação extrema de alimentos.

Além da pandemia de COVID-19, vivemos uma epidemia de fome. Essa tragédia em nosso país tem um culpado: Jair Bolsonaro.

Conteúdo relacionado