NotíciasPolítica

18/10: seções sindicais organizam paralisações, atos e manifestações ao redor do país

Postagem atualizada em 18/10/2022 às 18h35

Esta terça-feira (18/10) será Dia Nacional de Luta contra os cortes na Educação. Será mais um momento para denunciar o confisco das verbas da Educação e reforçar a urgência do Brasil em trocar de governo. Dezenas de seções sindicais do SINASEFE aprovaram paralisações e várias atividades de mobilização, confira algumas e participe!

Na região Sul, o Sinasefe Litoral aprovou paralisação, a seção organiza servidores dos campi Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, São Bento do Sul e São Francisco do Sul do IFC. O Sinasefe IF Sul convoca mobilização conjunta nas ruas de Pelotas-RS.

No Sudeste, várias seções sindicais do SINASEFE no Rio de Janeiro-RJ convocaram manifestação unitária na capital fluminense. Na capital paulista, a manifestação acontecerá a partir das 17h, o Sinasefe IFSP convocou suas(seus) sindicalizadas(os) para esta atividade e também divulgou atividades em Jacareí e Piracicaba. No Espírito Santo o Sinasefe Ifes vai realizar panfletagens e oficinas.

No Centro-Oeste, o Sintef-GO conclamou suas(seus) sindicalizadas(os) a se somarem na mobilização unitárias nas ruas de Goiânia-GO. As seções Mato Grosso, Cáceres, São Vicente e Rondonópolis que organizam trabalhadoras(es) de vários campi do IMFT, aprovaram paralisação das atividades no período vespertino. O Sinasefe IFMS vai realizar uma aula pública em parceria com entidades locais da educação. O Sinasefe Brasília convidou a base para somar-se em mobilização de iniciativa estudantil, na galeria dos estados, às 9h.

No nordeste, o Sintietfal, em parceria com demais entidades da educação, convoca as(os servidoras(es) para somarem-se ao ato público unitário na praça Centenário, em Maceió-AL. O Sindsifce chamou sindicalizadas(os) para uma aula pública e para um ato. O Sinasefe Natal vai paralisar as atividades no IFRN. Na Paraíba o Sintef-PB convidou a categoria para várias atividades, dentre elas um ato público unitário em João Pessoa, na Praça da Paz, às 14h. O Sinasefe Sergipe, junto com entidades estudantis e sindicais, convocou ato unitário em Aracaju, às 15h. Em Salvador, a concentração acontecerá a partir das 9h, no Largo do Campo Grande, o Sinasefe IFBA aprovou a construção da atividade por unanimidade em assembleia.

A data foi convocada por SINASEFE, Andes-SN, ANPG, Fasubra, Fenet, Ubes e Une, entidades representativas dos trabalhadores em educação (docentes e técnico-administrativos); e dos estudantes das Instituições de Ensino Federais (Universidades, Institutos e Cefets).

(Quer contribuir com mais informações para esta matéria? Envie e-mail para imprensa@sinasefe.org.br)

Conteúdo relacionado