Notícias

20 de dezembro: Dia Internacional da Solidariedade

Postagem atualizada em 21/12/2021 às 2h18

Celebramos nesta segunda-feira (20/12) o Dia Internacional da Solidariedade Humana, data que foi estabelecida em 2005, por meio de uma resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (Onu).

A data tem o objetivo de destacar a importância de ações coletivas para superar problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, com a construção de um planeta melhor e mais seguro para todos.

Nesse dia devem ser reforçados os compromissos e acordos internacionais a respeito da necessidade da solidariedade humana para contribuir no combate e erradicação da pobreza e das desigualdades. A Onu busca incentivar o debate sobre as formas de promover a solidariedade para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

A Agenda Global de Desenvolvimento Sustentável está centrada nas pessoas e no planeta, com base nos direitos humanos. A parceria global promove políticas e ações para erradicar a pobreza e a fome, entre outros objetivos.

Para a Onu, fundadora deste Dia Internacional de hoje (20/12), a solidariedade global é fundamental para alcançar todos os ODSs. Ela é identificada ainda na Declaração do Milênio como um dos valores fundamentais das relações internacionais no século XXI, em que aqueles que sofrem ou se beneficiam menos merecem ajuda daqueles que se beneficiam mais.

* Matéria escrita com informações da Onu