Notícias

21/01: Dia Mundial das Religiões

Postagem atualizada em 21/01/2020 às 11h13

Celebramos nesta terça-feira, dia 21 de janeiro, o Dia Mundial das Religiões. Esta data tem o objetivo de promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre as diversas religiões existentes no mundo.

A criação do Dia Mundial das Religiões ocorreu em dezembro de 1949, por meio de uma Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá’ís dos Estados Unidos – uma religião monoteísta fundada por Bahá’u’lláh, em meados do século XIX, na Pérsia.

A ideia da data é incentivar a convivência pacífica entre todas as diferentes ideologias religiosas e doutrinais, combatendo a intolerância religiosa e promovendo a paz entre as crenças. Diversas divergências religiosas foram motivadoras para guerras e conflitos na história da humanidade e o Dia Mundial das Religiões relembra com tristeza desses acontecimentos para que os mesmos não se repitam.

Também em 21 de janeiro, especificamente no Brasil, temos uma outra data que reforça a ideia do Dia Mundial das Religiões: o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que foi oficializado pela lei 11635/2007, com sua escolha feita em homenagem à Mãe Gilda, do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado em Salvador-BA.

Vítima de um crime de intolerância religiosa, Mãe Gilda faleceu em 2000. O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa se propõe a alertar as pessoas sobre a problemática da intolerância gerada pela desrespeito às diversas crenças existentes no mundo.

De acordo com o preceito do Dia Mundial das Religiões, não importa se a religião é monoteísta (acredita em um deus) ou politeísta (acredita em vários deuses e entidades), quase todas buscam em essência o mesmo objetivo: a paz e o respeito entre os seres humanos e a natureza.

O SINASEFE, em seu princípio de laicidade, respeita o sagrado de todos e todas e defende a tolerância e a boa convivência entre todas as crenças. Paz entre nós, guerra aos senhores!

Religiões mais populares do mundo

  1. Cristianismo (2,2 bilhões)
  2. Islamismo (1,6 bilhões)
  3. Hinduísmo (900 milhões)
  4. Religião Tradicional Chinesa (400 milhões)
  5. Budismo (360 milhões)
  6. Sikhismo (20 milhões)
  7. Judaísmo (15 milhões)
  8. Espiritismo (13 milhões)