Postagem atualizada em 21/01/2020 às 11h13
Celebramos nesta terça-feira, dia 21 de janeiro, o Dia Mundial das Religiões. Esta data tem o objetivo de promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre as diversas religiões existentes no mundo.
A criação do Dia Mundial das Religiões ocorreu em dezembro de 1949, por meio de uma Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá’ís dos Estados Unidos – uma religião monoteísta fundada por Bahá’u’lláh, em meados do século XIX, na Pérsia.
A ideia da data é incentivar a convivência pacífica entre todas as diferentes ideologias religiosas e doutrinais, combatendo a intolerância religiosa e promovendo a paz entre as crenças. Diversas divergências religiosas foram motivadoras para guerras e conflitos na história da humanidade e o Dia Mundial das Religiões relembra com tristeza desses acontecimentos para que os mesmos não se repitam.
Também em 21 de janeiro, especificamente no Brasil, temos uma outra data que reforça a ideia do Dia Mundial das Religiões: o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que foi oficializado pela lei 11635/2007, com sua escolha feita em homenagem à Mãe Gilda, do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado em Salvador-BA.
Vítima de um crime de intolerância religiosa, Mãe Gilda faleceu em 2000. O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa se propõe a alertar as pessoas sobre a problemática da intolerância gerada pela desrespeito às diversas crenças existentes no mundo.
De acordo com o preceito do Dia Mundial das Religiões, não importa se a religião é monoteísta (acredita em um deus) ou politeísta (acredita em vários deuses e entidades), quase todas buscam em essência o mesmo objetivo: a paz e o respeito entre os seres humanos e a natureza.
O SINASEFE, em seu princípio de laicidade, respeita o sagrado de todos e todas e defende a tolerância e a boa convivência entre todas as crenças. Paz entre nós, guerra aos senhores!
Religiões mais populares do mundo
- Cristianismo (2,2 bilhões)
- Islamismo (1,6 bilhões)
- Hinduísmo (900 milhões)
- Religião Tradicional Chinesa (400 milhões)
- Budismo (360 milhões)
- Sikhismo (20 milhões)
- Judaísmo (15 milhões)
- Espiritismo (13 milhões)