Postagem atualizada em 23/01/2025 às 15h05

Chegamos nesta segunda-feira (24/01) a mais um importante dia de luta. Hoje saudamos as trabalhadoras e trabalhadores que já alcançaram a aposentadoria. Em tempos de pandemia, e de ataques aos direitos mais básicos da classe trabalhadora, a aposentadoria se torna, cada dia mais, um um direito (e um sonho) distante. Destacamos ainda a importância de dar visibilidade às lutas por melhorias nas condições de vida, econômicas e nas políticas públicas destinadas aos idosos e idosas.
Aposentadas e aposentados sim, inativas e inativos, nunca!
Para o SINASEFE, a passagem desta data é oportuna para destacar a importância da presença, em nossas fileiras, de companheiras e companheiros aposentadas e aposentados. Mesmo tendo cumprido longos anos de trabalho, esse segmento de lutadoras e lutadores segue forte e combativo na construção sindical e nas lutas cotidianas do movimento.
Temos consciência que, diante de um ‘desgoverno’ como este que enfrentamos, a participação de todas e todos nas lutas é determinante para a defesa dos raros direitos de trabalhadoras e trabalhadores.
Desafios
Ainda que a “Nova Previdência” tenha tornado a aposentadoria um direito mais distante para os trabalhadores brasileiros, a situação das atuais aposentadas(os) e pensionistas também é bastante delicada. Em torno de 67% dos mais de 620 mil mortos pela COVID-19 são idosas(os) aposentadas(os) com mais de 60 anos.
Idosas e idosos dependem do SUS e dos serviços públicos em geral, enfrentam aumentos desenfreados dos custos de vida (como a cesta básica e os medicamentos, com preços nas alturas) mas os seus salários e benefícios não são reajustados.
“Gostaria de comentar a realidade que nós aposentadas e aposentados enfrentamos, sem glamour. Em nossa maioria não desfrutamos do que plantamos com nosso trabalho, não somos respeitados, nem no próprio sindicato. Muitas de nós continuamos na luta por melhorias e por direitos, não só pra nossa categoria, mas, também, pelos que estão na ativa” destaca a secretária de comunicação do SINASEFE, Lucrécia Iacovino, que também é aposentada do Colégio Pedro II, que integra a Rede Federal de Educação. “Some-se a isso o fato de a maioria ser idosa, o que nos condena a sermos, muitas vezes, ignorados, ao invés de honradas e honrados pelas batalhas e conquistas. Particularmente, não sei se podemos comemorar alguma coisa. Bem, pelo menos, nos aposentamos. Aos aposentados e aposentadas de toda categoria, saúde e força na luta” finaliza Lucrécia.
Histórico
A origem da data que homenageia aposentadas e aposentados se deu com a promulgação da Lei nº 6.926 de 1981.
A data remete também à publicação da Lei Eloy Chaves, de 24 de janeiro de 1923. Essa legislação instituiu a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.