Notícias

26/09: Dia Nacional da Pessoa Surda

Postagem atualizada em 26/09/2024 às 17h23

É celebrado nesta quinta-feira (26/09) o Dia Nacional da Pessoa Surda. Esta é uma data importante que destaca a conscientização sobre a surdez e reforça a necessidade da inclusão das pessoas surdas na sociedade.

“O SINASEFE reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva e se une à luta por direitos e reconhecimento das pessoas surdas!” destaca a Coordenação de Inclusão e Acessibilidade do sindicato nacional.

O Dia Nacional da Pessoa Surda foi oficializado em 2008, por meio da Lei nº 11.796. Segundo informações do Senado Federal, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de algum grau de surdez no Brasil – leve, moderado, severo ou profundo.

Língua oficial

A Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão no país, foi aprovada pelo Congresso há mais de 20 anos.

A medida abriu espaço para o trabalho de intérpretes nas transmissões de programas de TV, vídeos na internet, principalmente em veículos públicos de comunicação.

Apesar dessas iniciativas, o sistema educacional brasileiro ainda tem sérios problemas quando se trata de incluir surdos(as) nos currículos. A aplicação do Estatuto do(a) Intérprete de Libras, por exemplo, é uma demanda urgente neste aspecto.

Estatuto do(a) Intérprete de Libras

O SINASEFE reforçou, em julho, a cobrança do cumprimento da Lei nº 12704/23, conhecida como o Estatuto do(a) Intérprete de Libras. O sindicato nacional, desde que a lei foi sancionada, em 25/10/23, está na luta para que as gestões das Instituições Federais de Ensino (IFEs) reconheçam e validem os direitos conquistados pelos(as) tradutores(as), intérpretes e guia-intérpretes, tendo levado essa reivindicação, inclusive, ao Ministro da Educação, Camilo Santana.

Origem da data

O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Fundado em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto segue em atividade e, atualmente, possui cerca de 600 alunos, sendo local de trabalho de sindicalizados(as) do SINASEFE na seção sindical, Assines-RJ.

Conteúdo relacionado