Notícias

28/04: Dia da Educação

Nesta sexta-feira, dia 28 de abril, celebramos mundialmente o Dia da Educação.

E o SINASEFE, na condição de sindicato nacional de trabalhadoras e trabalhadores da Educação Brasileira, não poderia deixar de lembrar desta data, que tem por objetivo incentivar e conscientizar a população sobre a importância da Educação.

O Dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação de 2000, realizado em Dakar, capital do Senegal. Naquele Fórum, 23 anos atrás, firmou-se o compromisso, com 164 países, de levar a Educação Básica e Secundária para todas as crianças e jovens do mundo, com metas estabelecidas até 2030.

No Brasil, como sabemos, é dever do Estado garantir condições adequadas e dignas para a formação educacional de todos os cidadãos.

Tivemos recentemente um período de seis anos (2016-2022) muito conturbado, com os Governos Temer e Bolsonaro atacando fortemente a estrutura e o financiamento do ensino público; mas acreditamos que nessa conjuntura de “renascimento democrático” na qual entramos a partir de 2023 a Educação possa voltar a ser valorizada. Lutaremos para que isso aconteça!

Conteúdo relacionado