Notícias

28/04: Dia da Educação

Postagem atualizada em 28/04/2022 às 17h27

Nesta quinta-feira, dia 28 de abril, celebramos mundialmente o Dia da Educação. E o SINASEFE, na condição de sindicato nacional de trabalhadoras e trabalhadores da Educação Brasileira, não poderia deixar de lembrar desta data, que tem por objetivo incentivar e conscientizar a população sobre a importância da Educação.

O dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação de 2000, realizado em Dakar, capital do Senegal. Naquele Fórum, 22 anos atrás, firmou-se o compromisso, com 164 países, de levar a Educação Básica e Secundária para todas as crianças e jovens do mundo, com metas estabelecidas até 2030.

No Brasil, como sabemos, é dever do Estado garantir condições adequadas e dignas para a formação educacional de todos os cidadãos. Mas tristemente, no momento atual, não há motivos para comemorar.

Com os governos Temer e (principalmente) Bolsonaro, o que temos assistido como “política pública para promoção da Educação” é o corte constante no financiamento dos estabelecimentos de ensino. O investimento de 2022 é o menor em dez anos e demonstra o tamanho do retrocesso que estamos vivendo.

O SINASEFE seguirá lutando por um financiamento justo para a Rede Federal de Educação, se colocando no campo da resistência contra todos os ataques desse (des)governo. Fora Bolsonaro!