Combate às opressõesNotícias

28/06: Dia do Orgulho LGBT

Postagem atualizada em 28/06/2022 às 0h39

Nesta terça-feira, dia 28 de junho, celebramos o Dia do Orgulho LGBT, data que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTfobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero e da orientação sexual de cada indivíduo.

O Dia do Orgulho LGBT também lembra que todos devem se orgulhar das suas sexualidades, das suas identidades de gênero e que ninguém deve sentir vergonha da sua orientação sexual: não importa se uma pessoa é heterossexual, homossexual, bissexual, transgênero, travesti, intersexo etc – o importante é ser respeitada como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos.

O SINASEFE homenageia a comunidade LGBT pela passagem desta data e se coloca lado a lado da mesma na luta por uma sociedade sem opressão, sem preconceito e sem discriminação.

“Para o SINASEFE, refletir sobre o orgulho LGBTQIA+ é motivo para o fortalecimento e ampliação política; lutar contra as opressões à comunidade LGBTQIA+ não é uma luta exclusiva dos gays, bissexuais, lésbicas, trans e queers, essa é uma luta de todas e todos”, afirmou Stânio Vieira (secretário-adjunto de combate às opressões do SINASEFE).

Live: 30/06, às 19 horas

O SINASEFE realizará uma live em celebração ao Dia do Orgulho LGBT, que terá como tema “Diversidade LGBTQIA+: pela cidadania ativa e o direito de amar!”. A atividade ocorrerá na próxima quinta-feira (30/06), a partir das 19 horas, com transmissão pelo Facebook do SINASEFE: www.facebook.com/sinasefe.nacional.

Os palestrantes da live serão Damião Rocha (membro do Coletivo da Diversidade Tocantinense), Denis da Silva Pereira (militante sindical, pesquisador e ativista LGBTQIA+) e Fernanda Rosá (secretária-adjunta de políticas para mulheres do SINASEFE). A mediação ficará por conta do secretário-adjunto de combate às opressões do SINASEFE, Stânio Vieira.

“Aproveito para pedir a participação de todas e todos na live do dia 30/06, às 19 horas, organizada pelo SINASEFE para refletirmos sobre a cidadania ativa e o direito de amar”, convidou Stânio.

Origem da data

O Dia do Orgulho LGBT (criado originalmente como Dia Internacional do Orgulho Gay) é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes da luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade gay contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais – que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais, por várias cidades dos Estados Unidos e do resto do mundo.

A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

A Rebelião de Stonewall é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.

Conteúdo relacionado

Homenagens anteriores