ENNIQEventosNotícias

2º ENNIQ completou um mês de sua realização. Relembre os principais momentos!

Postagem atualizada em 28/04/2023 às 18h13

O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) foi realizado em Maceió-AL, de 22 a 26 de março de 2023, com o tema “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”, contando também com três Plenárias Virtuais – que aconteceram em 01/0404/04 e 05/04.

O Encontro foi um sucesso e reuniu 430 sindicalizadas(os) de 65 seções sindicais diferentes em seus cinco dias de atividades presenciais e três dias de atividades virtuais.

Seis conferências temáticas, sete oficinas, quatro grupos de trabalho, dez apresentações apresentações artísticas/culturais, duas viagens históricas a povos tradicionais/originários e um buffet de confraternização marcaram a programação deste importante Encontro.

80% das(os) participantes eram negras(os), indígenas e/ou quilombolas. 18% eram brancas(os) e 1,6% se autodeclararam de outras etnias.

56% das participantes foram mulheres, 38,1% dos participantes foram homens e 5,9% das pessoas se identificaram como sendo de outras identidades de gênero.

14 pessoas com deficiência (PCDs) foram recebidas no evento. O Projeto Sinasefinho, que estava em sua 5ª edição, fez o acolhimento de 22 crianças.

Como deliberação da Plenária Final do 2º ENNIQ, será encaminhado à Plenária Nacional do SINASEFE a proposta de que o 3º ENNIQ seja realizado no Rio de Janeiro-RJ.

Relembre no vídeo acima os principais momentos do 2º ENNIQ e veja abaixo a Carta Final e os encaminhamentos do evento:

Baixe aqui a Carta Final e encaminhamentos do 2º ENNIQ que estão visíveis acima (arquivo em PDF).

Destinação à Plenária Nacional

Os encaminhamentos acima serão remetidos a uma Plenária Nacional do SINASEFE para aprovação e transformação em deliberações políticas oficiais do sindicato. A previsão é de que isso ocorra na 181ª PLENA.

Conteúdo relacionado