ENNIQEventosNotícias

2º ENNIQ: Cotas raciais – palestrantes e perfis

Postagem atualizada em 16/03/2023 às 17h15

O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) será realizado de 22 a 26 de março de 2023, no Hotel Maceió Atlantic Suites, em Maceió-AL, tendo como seção anfitriã o Sintietfal.

O tema do evento será “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”.

programação do 2º ENNIQ contará com seis conferências temáticas, oficinas, atividade cultural, um dia de viagem (visita ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares ou à Aldeia Mata da Cafurna) além de debates em quatro grupos de trabalho.

No dia 23 de março, das 14 às 16 horas, teremos a Mesa “10 anos das cotas raciais: em defesa das ações afirmativas e o (não) lugar do SINASEFE”.

Conheça os(as) quatro palestrantes desta mesa

Felipe Tuxá

Indígena do povo Tuxá Aldeia Mãe. Membro da Associação Brasileira de Antropologia, integrando os Comitês de Assuntos Indígenas, de Antropólogues Indígenas e de Relações Internacionais.

Lígia Ferreira

Professora doutora do curso de Letras-Libras e do Mestrado Profissional em Letras da Ufal. Ex-diretora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ufal. Coordenadora Geral do Consórcio Nacional de Neabis e grupos correlatos.

Marcilene Garcia

Pesquisadora na área de Ações Afirmativas na Educação e Cotas em Concursos Públicos. Líder do Grupo de Pesquisa Reexistência, sobre negros e povos indígenas. Diretora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis do IFBA.

Marlene Socorro

Filha de Zilda e Gilberto e mãe de Juliana. Uma mulher negra que se encantou desde cedo com a ciência Física. Atua na licenciatura em Física e na luta sindical, ocupando atualmente a coordenação geral do Sinasefe IFBA.

Mais informações

Clique aqui e confira a programação completa do 2º ENNIQ.

Histórico

O ENNIQ é um encontro recente do sindicato, tendo sua primeira edição realizada de forma online, em 03/10/2020, por iniciativa da Coordenação de Combate às Opressões. Relembre aqui como foi a 1ª edição do Encontro, que à época se chamava Encontro de Negras, Negros e Indígenas (ENNI).

Conteúdo relacionado