ENNIQEventosNotícias

2º ENNIQ: Mesa de Abertura – palestrantes e perfis

Postagem atualizada em 16/03/2023 às 16h13

O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) será realizado de 22 a 26 de março de 2023, no Hotel Maceió Atlantic Suites, em Maceió-AL, tendo como seção anfitriã o Sintietfal.

O tema do evento será “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”.

A programação do 2º ENNIQ contará com seis conferências temáticas, oficinas, atividade cultural, um dia de viagem (visita ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares ou à Aldeia Mata da Cafurna) além de debates em quatro grupos de trabalho.

No dia 22 de março, das 19 às 22 horas, teremos a Mesa de Abertura do 2º ENNIQ, com o tema “Enquanto houver racismo, não há democracia: a luta por direitos de Negres, Indígenas e quilombolas no Brasil”.

Conheça os(as) sete palestrantes desta mesa

Ieda Leal – Palestrante convidada

Coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado (MNU); Secretária de Combate ao Racismo da CNTE; e Coordenadora Nacional do Centro de Referência Negra Lélia Gonzalez.

Leonardo Péricles – Palestrante convidado

Presidente Nacional da Unidade Popular (UP); candidato à Presidência da República nas eleições de 2022; morador de periferia e da Ocupação Eliana Silva, em Belo Horizonte-MG; e integrante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Nêgo Bispo – Palestrante convidado

Formou-se pelos ensinamentos das Mestras e dos Mestres de Ofício do Quilombo Saco-Curtume, em São João do Piauí-PI; autor de artigos, poemas e livros. A política e a militância estão em sua formação quilombola.

Thiniá Shakti – Palestrante convidada

Ativista e Coordenadora do Movimento Indígena – Povo Fulni-ô; educadora popular com ênfase na formação indígena; e representante das Comunidades Indígenas Alagoanas e da Associação Karuazú Inhapi-AL.

Camila Félix – DN do SINASEFE

Secretária da Coordenação de Combate às Opressões do SINASEFE; Coordenadora de Secretaria do Sinasefe IFBA; professora de Petróleo e Gás Natural no campus Simões Filho do IFBA; e bisneta de Dona Camila da Conceição.

Stânio Vieira – DN do SINASEFE

Coordenador Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU); Coordenador Geral do Sinasefe IFTO; Secretário-adjunto da Coordenação de Combate às Opressões do SINASEFE; e professor do campus Dianópolis do IFTO.

Elaine Lima – Seção Sindical anfitriã

Professora de Filosofia do IFAL; pesquisadora na área de marxismo, feminismo e questão racial; Vice-presidenta do Sintietfal.

Mais informações

Clique aqui e confira a programação completa do 2º ENNIQ.

Histórico

O ENNIQ é um encontro recente do sindicato, tendo sua primeira edição realizada de forma online, em 03/10/2020, por iniciativa da Coordenação de Combate às Opressões. Relembre aqui como foi a 1ª edição do Encontro, que à época se chamava Encontro de Negras, Negros e Indígenas (ENNI).

Conteúdo relacionado