Reforma AdministrativaEventosNotíciasPolítica

6 a 9 de dezembro: 12ª Jornada de Lutas em Brasília-DF

Postagem atualizada em 09/12/2021 às 11h17

O SINASEFE continuará o enfrentamento contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) com a 12ª Jornada de Lutas em Brasília-DF, que acontecerá de 6 a 9 de dezembro, com o objetivo de derrotar o projeto de Bolsonaro e Guedes contra os servidores e os serviços públicos.

O sindicato convoca com prioridade máxima suas seções sindicais para construção dessa nova Jornada, com a organização de caravanas para participação das atividades políticas que acontecerão para impedir a aprovação da PEC 32/2020 no plenário da Câmara.

Luta contra a PEC 32/2020

No dia 23 de setembro, após várias manobras do Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que inclusive trocou nomes da Comissão Especial em cima da hora, foi aprovado o parecer do deputado federal Arthur Maia (DEM-BA) em favor da Reforma Administrativa.

O texto, que sofreu várias mudanças, retiradas e reapresentações, não sendo suprimido da pauta da Comissão Especial por apenas três votos na noite de 22/09, teve 28 votos favoráveis e 18 votos contrários.

A avaliação do Fonasefe e de parlamentares dos partidos políticos de esquerda é que o Governo Federal não tem os 308 votos necessários para aprovar a matéria em dois turnos na Câmara (motivo pelo qual o mesmo ainda não foi para votação), mas o trabalho de chantagem e compra de votos que conhecemos já começou nos bastidores e precisamos ficar atentos e mobilizados.

O relatório aprovado que irá ao plenário da Câmara segue o pior possível: com previsão de contratação temporária por até 10 anos; cortes de salários e jornadas; demissão por “insuficiência de desempenho”; e a própria privatização dos serviços públicos (pela manutenção do artigo 37-A). Se for aprovado, significará a destruição dos serviços públicos e do Estado Brasileiro tal qual o conhecemos.

Considerando a gravidade da situação, com a Reforma chegando ao seu último estágio na Câmara mesmo com toda a crise política em que vivemos, reforçamos a necessidade das seções sindicais viabilizarem o máximo de condições necessárias ao comparecimento de seus diretores e filiados.

A intenção do SINASEFE é fazer máxima pressão sobre os deputados, que devem tentar (por desejo de Arthur Lira) votar o texto para aprovação definitiva pela Câmara entre 6 e 9 dezembro, antes do final do ano e do início do recesso legislativo. Nossa luta contra a PEC 32/2020 será no plenário, no “corpo a corpo” com todos os 513 deputados federais.

Programação

6 de dezembro (segunda-feira)

  • 16:00 Recepção aos parlamentares – Aeroporto de Brasília-DF

7 de dezembro (terça-feira)

  • 07:00 Recepção aos parlamentares – Aeroporto de Brasília-DF
  • 14:00 Ato e pressão contra os parlamentares – Anexo II da Câmara

8 de dezembro (quarta-feira)

9 de dezembro (quinta-feira)

  • 09:00 Ato e pressão contra os parlamentares – Anexo II da Câmara

Nossos sindicalizados serão orientados a utilizar as camisetas da campanha SOS Serviço Público – que o SINASEFE distribuirá. Também foram produzidos diversos materiais gráficos para utilização nos atos e atividades da Jornada.

Semanas anteriores