Reforma AdministrativaEventosNotíciasPolítica

9ª Jornada de Lutas incorpora pauta antirracista: confira o resumo das atividades

Postagem atualizada em 24/11/2021 às 1h35

No período de 16 a 20/11, trabalhadoras e trabalhadores de diversos estados estiveram em luta na capital federal. Além de seguir denunciando a PEC 32/2020, lutadoras e lutadores fortaleceram a luta antirracista, posicionando-se contra o genocídio negro e exigindo a saída do presidente racista Bolsonaro. O SINASEFE seguiu participando das mobilizações e divulga a seguir um resumo desta 9ª Jornada.

Terça-feira (16/11)

Na manhã de terça-feira (16/11), totens de Marielle Franco e Zumbi dos Palmares foram desfilados dentro do Aeroporto de Brasília, na procissão do movimento de mobilização contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020). A atividade fez homenagem às lutas dessas importantes personalidades do povo negro no Brasil. Na semana da consciência negra, o objetivo deste ato foi demonstrar que o setor mais afetado pelo desmonte provocado pela Reforma Administrativa é a população negra, que mais necessita dos serviços públicos. A professora e diretora do Andes-SN Zuleide Queiroz enfrentou um ataque racista durante esta atividade, leia mais aqui.

Servidores resistiram à Reforma Administrativa (PEC 32/2020) com manifestação nas proximidades do Anexo 2 da Câmara. O ato aconteceu no período vespertino e contou com a presença de várias entidades do funcionalismo público, incluindo o SINASEFE e suas seções sindicais. Servidores usaram tambores e ritmos de matriz africana, em sintonia com a Semana da Consciência Negra.

Ainda na terça, as delegações do SINASEFE se reuniram, no Hotel San Marco, para conversar sobre as atividades da Jornada.

Quarta-feira (17/11)

Em frente ao Palácio do Planalto, servidores públicos simbolicamente lavaram o “sangue” derramado da população negra brasileira, após encenarem o assassinato de Marielle Franco, Zumbi dos Palmares, Mestre Moa do Katendê e Dandara, cometido pelo “Bolsomorte”.

A performance realizada na manhã de quarta-feira (17/11) fez parte das ações de mobilização da jornada de lutas contra a PEC 32/2020. A ação chamou a atenção para o genocídio que tem sido perpetrado contra o povo negro no Brasil.

O SINASEFE esteve representado na atividade por integrantes da Direção Nacional e de seções sindicais.

A manifestação da tarde de quarta-feira (17/11) contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020)também incluiu as pautas antirracistas e intervenções com ritmos musicais de matriz africana.

Quinta-feira (18/11)

Servidores de diversas categorias se concentraram em frente ao Anexo 2 do Senado na manhã de quinta-feira (18/11). Ato foi contra a PEC dos Precatórios (PEC 23/2021), já aprovada na Câmara dos Deputados. Realizado junto aos senadores que apoiam o movimento, o ato visou garantir também a mobilização dos senadores contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), caso o texto polêmico seja aprovado na Câmara.

Na oportunidade o SINASEFE também pautou a luta contra a divisão dos Institutos Federais. Ao receber a carta aberta elaborada pelo Sinasefe-SP, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) enfatizou que a proposta é fruto de conchavos políticos para nomeações de cargos biônicos. Nas palavras do parlamentar, a divisão dos Institutos Federais visa “criar reizinhos fascistas”.

Integrantes da Direção Nacional e das seções sindicais do SINASEFE participaram da atividade.

Entidades nacionais e centrais sindicais debateram na tarde de quinta-feira (18/11), na sede da CUT, a organização da próxima Jornada de Lutas em Brasília-DF, que será realizada de 23 a 25 de novembro. O SINASEFE esteve representado no espaço pelo coordenador geral David Lobão.

Sábado (20/11)

Por fim, no sábado (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra, a Jornada em Brasília-DF foi encerrada com a participação do SINASEFE e das seções sindicais que permaneceram na capital federal na manifestação “Fora Bolsonaro, Seu Racista!”, realizada pela Campanha Fora Bolsonaro nas principais cidades do país.

Confira abaixo fotos do ato em Brasília-DF, realizado na parte da tarde na Esplanada dos Ministérios:

Conteúdo relacionado